Alexandre Ank conquista títulos e aguarda convocação para Jogos Parapan-Americanos

Paratleta ficou invicto em competições no Rio de Janeiro e em Juiz de Fora no final de semana


Por Vinícius Soares, estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva

10/07/2023 às 17h03

ank by arquivo pessoal
Mesatenista vive expectativa de ser chamado para os Jogos de Santiago, em novembro (Foto: Arquivo pessoal)

O juiz-forano Alexandre Ank conquistou, neste final de semana, mais dois títulos no tênis de mesa. O primeiro foi o TMB Platinum Brasileiro Interclubes Olímpico e Paralímpico – Ciclo II, organizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), que aconteceu no sábado (8), no Rio de Janeiro. O segundo título foi conquistado em Juiz de Fora, na Jornada Esportiva Microrregional de AABBs em Minas Gerais 2023 (Jemab-MG 2023), no domingo (9).

Pela competição nacional, Alexandre disputou um torneio de pontos corridos contra outros três paratletas na classe 4. Ank superou Ivanildo Freitas (3×0), Ecildo Oliveira (3×2) e Paulo Oliveira (3×1), e conquistou a segunda etapa do campeonato. O juiz-forano ainda irá disputar mais duas etapas em 2023, o Challenge Plus e o Campeonato Brasileiro da categoria.

Já no torneio regional, Ank bateu o outro representante da AABB de Juiz de Fora (3×0), além de atletas de São João del-Rei (3×0), Visconde do Rio Branco (3×0), e Bicas (3×0), na final.

Expectativa por convocação

Além das competições regionais e nacionais, Alexandre Ank ainda tem outro grande objetivo no ano: a participação nos Jogos Parapan-americanos, que acontecem em novembro, em Santiago, no Chile. Ank vive a ansiedade pela convocação para a Seleção Brasileira. “Estou na expectativa de uma possível convocação. Sigo aguardando um posicionamento da CBTM sobre quais serão os critérios (para a convocação), e na expectativa de ser chamado para participar de mais um Parapan-Americano e representar o Brasil na minha categoria”, projeta o juiz-forano.

Alexandre Ank já participou dos Jogos Parapan-Americanos outras três vezes. A primeira, em 2007, no Rio de Janeiro, o paratleta conquistou uma medalha de ouro por equipes e um bronze individual. Em 2015, desta vez em Toronto, no Canadá, o mesatenista repetiu o desempenho. Já em 2019, nos Jogos de Lima, ele conquistou novamente o bronze individual. O juiz-forano também representou a cidade nas Paralimpíadas de Pequim, em 2008.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.