Jogadora do JF Vôlei faz pix solidário para tratamento de doença rara
Mariana Bernardes, de 15 anos, foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin e está afastada dos treinamentos
Trocando a luta por um sonho pela luta pela vida. É o que resume o que Mariana Bernardes, de 15 anos, está passando neste momento. A jovem é atleta do JF Vôlei na unidade do Sport Club Juiz de Fora, mas teve que se afastar dos treinamentos em função de um tratamento contra Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer raro que atinge o sistema imunológico.
Mariana começou a jogar vôlei em 2022, logo após a pandemia de Covid-19. Segundo ela, o esporte foi fundamental para sua vida. “O vôlei me tirou de uma crise de depressão que aconteceu durante a pandemia. O vôlei devolveu minha autoestima, me fez socializar novamente, minha saúde melhorou demais e minha saúde mental também. O vôlei deixou de ser um hobby e virou uma grande paixão”, afirma Bernardes.
A descoberta da doença
Enquanto recuperava a sua autoestima, Mariana teve de encarar um grande baque. “Apareceu um caroço no meu pescoço e eu fui fazer uma consulta com o cirurgião e, através da tomografia, ele fez uma biópsia de urgência e descobriram que eu estava com Linfoma de Hodgkin”, relata a jovem.
Mariana já iniciou o tratamento com quimioterapia, no Hospital 9 de Julho, de forma gratuita, porém ele não é coberto totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo plano de saúde da adolescente. “Tem alguns exames que o SUS libera para fazer em outras cidades. A gente paga para fazer aqui, para andar mais rápido, porque tem uns que eu tenho que fazer duas vezes por mês, como o ecocardiograma”, conta.
Hoje, a rotina de Mariana é ficar em casa e ir ao hospital para o tratamento, com previsão de término para fevereiro de 2025. “Depois que (o tratamento) acabar, o remédio que a quimioterapia está colocando vai ficar no meu corpo rodando por seis meses ainda”, explica.
Por conta do tratamento, Mariana recebeu orientação médica para se afastar dos treinamentos. “Está sendo muito difícil ficar longe das quadras esse tempo. Nunca imaginei que ficaria afastada”, lamenta.
Saiba como contribuir
Além dos exames e medicações, Mariana precisa de alimentação diferenciada, fisioterapia e acompanhamento psicológico. Para ajudar a custear, a família passou a receber doações de dinheiro e mantimentos. “Minha mãe parou de trabalhar para ficar comigo, porque não tem ninguém além dela para me acompanhar. Aí temos recebido doações para ajudar as contas de casa, alimentação diferenciada e medicação extra. Neste momento, a gente está precisando de ajuda para pagar fisioterapia e psicólogo aqui no bairro que a gente mora, porque eu não posso andar de ônibus por conta de bactéria e infecção. A (Fundação) Ricardo Moyses está nos ajudando a dar uma cesta de legumes e leite toda semana”, detalha a adolescente.
Para ajudar Mariana, basta enviar qualquer valor via PIX, através das chaves (32) 991224926, no nome de Elizama Maria de Souza, e (32) 991511082, de Mariana de Souza Bernardes.
Jogo Beneficente
Para auxiliar na arrecadação de fundos para o tratamento, as amigas da garota no JF Vôlei irão promover um jogo beneficente. A partida irá acontecer no dia 29 de junho, na quadra do Sport. O evento não possui limites de participantes e, para comparecer, basta enviar um PIX de R$ 10 para a chave (32) 991511082, de Mariana de Souza Bernardes, e enviar o comprovante do pagamento no direct do perfil @amigas_damari, no Instagram.
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva