Tópicos em alta: polícia / chuva

Com Fábio Henrique à disposição, Aílton comanda treinos do Tupi

Além do meia, Leandro Brasília também esteve presente no Salles de Oliveira

Por Gabriel Ferreira Borges, estagiário sob supervisão de Carla da Hora

05/12/2018 às 21h36- Atualizada 06/12/2018 às 18h37

Chuva deu uma trégua à tarde e jogadores foram a campo para treino leve (Foto: Gabriel Ferreira Borges)

Depois de sessões de fortalecimento muscular na academia, os jogadores do Tupi foram a campo, na tarde desta quarta (5), para trabalhos técnicos e táticos no Salles de Oliveira, em Santa Terezinha, sob o comando de Aílton Ferraz. Anunciado na última segunda, o meio campista Leandro Brasília, 31 anos, apenas fez trabalhos físicos; além de Brasília, o meio-campista Fábio Henrique, 21 anos, esteve à disposição de Aílton – vinculado ao Cruzeiro, integrará novamente o Carijó após disputar o Campeonato Brasileiro da Série C.

A princípio, a comissão técnica priorizou sessões de treinamentos de fundamentos técnicos com os atletas; como o usual, os goleiros Ricardo Vilar, Alexandre Azizi, Paulo Vitor e Davyd treinaram à parte, também submetidos a trabalhos de fundamentos técnicos. Em seguida, Aílton promoveu sessões táticas em campo reduzido, em que o elenco se dividiu em três equipes.

A respeito do conhecimento das características dos jogadores, o técnico Carijó foi cauteloso. “São jovens de qualidade. Observei bastante cada um deles. Como os trabalhos ainda são realizados em campo reduzido, às vezes é um pouco enganoso, devido à intensidade que cada um dá diferente do outro. Ficamos sujeitos a avaliações boas e ruins.”

O conteúdo continua após o anúncio

A pré-temporada iniciou-se no último sábado (1º) após a apresentação do elenco e da comissão técnica; a tendência é de que, em razão da formação de uma equipe para a disputa do Campeonato Mineiro sub-20, o elenco do Tupi sofra ainda modificações no período de preparação. “Estou esperando mais um pouco para, quando abrir o campo, fazer um coletivo, um jogo para que a gente consiga ver a parte tática, a disciplina, o 1×1, o conjunto etc. Para que a gente consiga tirar uma conclusão mais exata. É muito cedo ainda. Creio que possa dar uma resposta melhor sobre cada um deles na próxima semana”, completa Aílton.

Samuel Mequias, meio-campista, foi poupado pela comissão técnica em razão de desconfortos em um dos joelhos; Mequias apenas realizou trabalhos físicos menos intensos. Durante as atividades táticas, o atacante Vitinho e o meio-campista Gabriel de Melo também manifestaram incômodos. Vitinho deixou as atividades após entorse no tornozelo e logo foi tratado com bolsa de gelo. Gabriel, em contrapartida, indicou dores na panturrilha esquerda. Ambos serão reavaliados pelo fisioterapeuta Juan Mendes. Para Aílton, “a gente não tem como evitar. O Juan vai dar uma resposta melhor. Não conversamos ainda sobre o treinamento”.

Leandro Brasília

À disposição de Aílton Ferraz, o meio-campista Fábio Henrique participou normalmente das atividades técnicas e táticas. Fábio e Aílton reencontram-se, uma vez que trabalharam juntos ao fim da campanha de descenso do Tupi na Série C do Brasileirão. “É um jogador de quem gostei, apesar de não ter jogado na [posição] dele comigo. Ele me ajudou como lateral, principalmente contra o Volta Redonda e, depois, no último jogo, devido ao cansaço, não foi bem. É um atleta muito qualificado. Aprovei [a contratação] na hora”, afirma Aílton.

Leandro Brasília, entretanto, apresentado somente nesta semana, foi limitado pela comissão técnica a trabalhos físicos – como fortalecimento muscular e corrida. Para Brasília, o período de quatro meses sem entrar em campo justifica maior cautela no início da pré-temporada. “O início é só de testes físicos. Os resultados ainda não saíram. A princípio, é ter cautela porque a minha última partida foi há quatro meses, ainda pelo Remo (PA). Devemos ter tranquilidade. Sabemos que é uma pré-temporada. Assim que os resultados dos testes saírem, veremos o que e onde devemos nos focar mais.”

Tópicos: tupi

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia