Brasileirão de Futevôlei Gonzagão em JF traz campeões mundiais na abertura
Com transmissão on-line e meta de 1,5 milhão de pessoas alcançadas até dezembro, torneio terá craques como Anderson Águia e Juninho do Rio em Jogo das Estrelas neste domingo
A quinta edição do Brasileirão de Futevôlei Gonzagão, realizada em Juiz de Fora, em quadra no Bairro Salvaterra, Zona Sul da cidade, começa às 11h deste domingo (4) de forma especial. Seguindo medidas de segurança no combate ao coronavírus, sem público, um dos mais extensos eventos da modalidade no mundo será aberto pelo Jogo das Estrelas, com a presença e exibição do tetracampeão mundial e hexa brasileiro, Anderson Águia, além do também medalha de ouro em Mundial, Juninho do Rio, do vencedor do Mundial sub-20, Bruninho, e do atleta Rafael Longo.
O quarteto se dividirá em duas duplas – Águia com Bruninho contra Juninho do Rio e Rafael Longo, em duelo de sete sets que será transmitido pelas redes sociais do Brasileirão, como Instagram, YouTube, Facebook e Periscope. A partida envolvendo referências do esporte a nível internacional irá introduzir a competição local, com primeiros jogos programados para esta segunda-feira (5).
O Brasileirão
A fórmula de disputa do último ano foi mantida. O torneio é chamado de Brasileirão, pois possui a participação de 20 duplas, sendo que 18 delas representam os clubes da Série A nacional no futebol deste ano, além de duas com as camisas de Cruzeiro e Tupi. Os participantes se enfrentam em mais de 200 jogos até 6 de dezembro, sempre em melhor de três sets, no sistema de pontos corridos e, depois, em mata-mata disputado pelos oito melhores classificados. Os confrontos ocorrem no período da noite durante a semana e, nos fins de semana, entre a manhã e o início da tarde.
Conforme o organizador, empresário e esportista, Marcos Barros de Carvalho, o evento receberá, no máximo, oito atletas na mesma noite, normalmente com quatro duelos iniciados de 18h15 às 20h30. Todos os participantes serão testados para o coronavírus. “Teremos medição de temperatura, álcool gel e quadra higienizada com cloro também. Iremos sempre controlar o número de pessoas, no futevôlei não envolve aglomeração e é um esporte sem contato físico”, reforça o organizador-atleta.
A primeira partida desta edição será o confronto entre Corinthians, representado por Azalim e João Júnior, e Atlético-MG, da dupla Yuri e Murilo, às 18h15 da segunda, na Arena Gonzagão, palco único da competição. Toda a tabela pode ser conferida pelo site WebCup.
‘Meta é passar de 1,5 milhão de pessoas alcançadas’
Em 2019 o 5º Brasileirão de Futevôlei Gonzagão teve cerca de 765 mil visualizações de todos os conteúdos no Facebook, Periscope, Youtube e Instagram, aproximadamente 76% de crescimento se comparado à edição anterior. O evento ainda contou com 30 mil interações e aproximadamente 191 mil minutos de visualizações de vídeos, ou seja, mais de 3.183 horas de conteúdo de vídeo visualizados.
A meta de Marcos, no entanto, é dobrar estas estatísticas em 2020, visto que, por conta da pandemia, mais pessoas estão em casa acessando as redes sociais em busca de conteúdo e entretenimento na internet.
“Acho que vamos conseguir aumentar muito a audiência, chegar ou até passar de 1,5 milhão porque teremos uma cobertura diferenciada também. Alguns jogos serão transmitidos pela imprensa e exibidos em outras redes sociais além das nossas”, relata Marcos.
O organizador ainda irá adotar uma estratégia diferente para elevar o alcance em todo o país e até no exterior. “Vamos tentar fazer partidas iguais as do Brasileirão de futebol, mas meia hora antes. Por exemplo, se tiver Vasco x Flamengo em uma quarta-feira, 30 minutos antes teremos o mesmo confronto no Gonzagão. Também passei a participar de dezenas de grupos de torcidas organizadas dos clubes brasileiros e vou compartilhar os jogos. Acredito que a audiência vai aumentar assustadoramente”, projeta.
Tópicos: futevôlei