Mesmo sem inauguração, novo ginásio da UFJF recebe primeiros eventos

Ausência de laudo do Corpo de Bombeiros impede cerimônia oficial de abertura do local


Por Vinicius Soares

01/12/2023 às 07h33

ginasio ufjf by couri
Equipamento esportivo segue dependendo de AVCB para ter funcionamento completo (Foto: Felipe Couri)

O novo ginásio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que teve obras iniciadas em 2014, segue sem ser inaugurado oficialmente. Apesar disso, o espaço já recebe eventos com a presença de público. O local, que compõe o Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), sediou amistosos do JF Vôlei em outubro e também o Universicopa, competição universitária que reuniu atléticas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro nos primeiros dias de novembro. 

A Tribuna questionou a UFJF sobre a utilização do novo ginásio. Via assessoria, a Universidade informou inicialmente que “o espaço está sendo utilizado exclusivamente para atividades internas relacionadas às disciplinas de graduação e projetos de extensão. Dessa maneira, o acesso ao ginásio permanece restrito ao público interno, não estando aberto à participação do público externo neste momento”. 

A instituição acrescentou, ainda, que o equipamento esportivo está “em processo de realização de vistorias no local para garantir a conformidade com os protocolos estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros e obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A inauguração será anunciada assim que todos os requisitos forem atendidos”, afirmou a UFJF.

Questionada sobre a realização dos jogos do JF Vôlei e do Universicopa, a Universidade confirmou que os eventos aconteceram no novo ginásio com autorização da instituição, “seguindo os critérios estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros. A participação foi limitada a um público restrito, proporcionando facilidade de acesso e saída, exclusivamente para estudantes da faculdade”. 

Os amistosos do JF Vôlei contra o Sada Cruzeiro, entretanto, foram anunciados pelo clube juiz-forano como “abertos ao público”, com entrada franca ao local. Além disso, o Universicopa recebeu estudantes de diversas faculdades no ginásio, em sua maioria de cursos que não pertenciam à UFJF.

Construção começou em 2014

O Complexo Esportivo da UFJF, que foi orçado em R$ 40 milhões, passou por diversas mudanças de previsão de conclusão das obras. Inicialmente, a entrega era esperada para 2016, motivada pela realização das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que aconteceram no mesmo ano, mas as construções enfrentaram diversos contratempos, o que resultou em diversos adiamentos da inauguração. 

Um dos obstáculos foram os problemas com os repasses de verbas pelo Governo federal, que chegaram a deixar a construção parada por seis meses, fazendo com que o prazo de finalização passasse para janeiro de 2018. Novas intercorrências aconteceram, e a previsão de término passou para novembro de 2019, também não cumprida. Apenas em 2023 surgiram as primeiras informações de utilização do equipamento esportivo, até então restrita aos alunos da UFJF.

Atualmente, o ginásio, mesmo recebendo eventos internos e externos neste ano, ainda não está em completo funcionamento. Enquanto o local não recebe o laudo AVCB favorável à utilização completa do espaço, “a arquibancada móvel e os camarotes não estão liberados para uso”, afirma a UFJF.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.