INSS: 13º salário começa a ser pago a novos aposentados


Por Estadão Conteúdo

26/11/2025 às 08h58

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) começou a pagar o 13º salário aos aposentados na segunda-feira (24). Poderão receber os pagamentos quem não recebeu o adiantamento em abril e maio.

A estimativa do INSS é que 2,3 milhões de benefícios sejam pagos pelo INSS, o que corresponderia a R$2,2 bilhões injetados na economia. O pagamento contempla apenas quem ainda não tinha o benefício ativo em abril, quando o INSS antecipou a primeira parcela do 13º.

Os primeiros a ter direito são os beneficiários que recebem um salário mínimo (R$ 1.518), a depender do número final do cartão do benefício. Confira na tabela. Quem recebe mais de um salário mínimo receberá a partir de 1º de dezembro, também a depender do dígito final do cartão do benefício.

Para saber quanto vai receber, o aposentado pode consultar o site ou o aplicativo Meu INSS. Após acessar e logar, o usuário deve entrar em “extrato de pagamento” e consultar os valores.

Tem direito à gratificação quem recebe aposentadoria, pensão e benefícios por incapacidade como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente. No caso do auxílio-doença e do auxílio-acidente, que são temporários, o pagamento é feito de forma proporcional, conforme o número de meses do benefício até a data de depósito da gratificação natalina.

Benefícios como BPC (Benefício de Prestação Continuada) e RMV (Renda Mensal Vitalícia) não têm direito a receber o 13º salário.

inss
(Foto: Agência Brasil)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.