Estácio de Juiz de Fora promove palestra gratuita sobre educação financeira para empreendedoras

Palestra apresenta práticas para fortalecer negócios liderados por mulheres


Por Fernanda Castilho

18/07/2025 às 17h56

Neste sábado (19), a Estácio Juiz de Fora e o projeto Mulheres Empreendedoras e Empoderadas (MEE) promovem a palestra “Finanças Empresariais e Pessoais – Educação Financeira para Empreendedoras”. A iniciativa busca oferecer gratuitamente orientações práticas para fortalecer a saúde financeira de negócios liderados por mulheres. O evento será realizado das 9h às 12h, na sala 219 do campus.

O encontro será conduzido pelo executivo Evander Jesus da Silva Oliveira, profissional com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro. Além de experiência prática, o convidado também tem formação acadêmica na área, sendo pós-graduado em Gestão de Finanças Corporativas e Recursos Humanos e especialização em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Evander também integra a Cooperativa de Trabalho e Prestação de Serviços dos Profissionais de Instituições Financeiras da Zona da Mata Mineira (Copserf), que reúne especialistas dedicados a consultoria, assessoria e educação financeira.

A conversa também contará com a mediação de Tâmara Lis, professora da instituição de ensino e coordenadora do projeto. “A ideia é oferecer um espaço de aprendizado acessível e acolhedor, onde as participantes possam adquirir conhecimentos para gerir melhor suas finanças pessoais e empresariais. Sabemos que o controle financeiro é uma das maiores dores de quem empreende, especialmente mulheres que acumulam múltiplas funções no dia a dia”, afirma.

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), quase metade das mulheres empreendem em busca de independência financeira, enquanto a outra parte cria o próprio negócio para complementar a renda. Porém, muitas delas afirmam não receber ajuda em casa ou para gerir o negócio, o que as leva à sobrecarga mental.

Criado em 2021, o projeto de extensão Mulheres Empreendedoras e Empoderadas (MEE) apoia a autonomia financeira e emocional de mulheres em situação de vulnerabilidade. Com sua atuação, mulheres, não só da cidade, foram beneficiadas e fortalecidas com a participação nas oficinas oferecidas sobre gestão, marketing digital, saúde emocional e comunicação estratégica.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.