Nova RAM 1200: rival de Hilux, Ranger e S10 surge em testes com base de Titano 

Baseada na Fiat Titano, picape será produzida na Argentina, com data de lançamento já programada


Por Rodrigo Tavares, da Agência Estado

13/07/2025 às 07h00

A linha de picapes da RAM está prestes a crescer com a chegada de um novo modelo de médio porte. Trata-se da RAM 1200, que já roda em testes no Brasil e foi recentemente flagrada com camuflagem pesada pelo perfil @placaverde, no Instagram. Baseada na Fiat Titano, ela será produzida na Argentina, com lançamento previsto entre o final de 2025 e o início de 2026.

nova ram 1200 foto placa verde reproducao inteira
Foto: Placa Verde / Instagram / Reprodução

A fabricação ficará por conta da planta de Córdoba, que já produz o Fiat Cronos e passou a montar também a Fiat Titano. A unidade está se consolidando como centro de produção de picapes da Stellantis na América do Sul, com expectativa de também montar o Peugeot Landtrek (modelo que originou a Titano), além da futura RAM 1200. Todas compartilham como base a chinesa Changan K70.

Apesar de a RAM já comercializar uma versão da Titano com o nome 1200 em países como o México, a nova picape feita na Argentina terá um visual e acabamento mais sofisticados. Estão previstas ao menos duas versões: a Big Horn, mais simples e visual semelhante à vendida no exterior, e a Laramie, com frente exclusiva, novos faróis, grade redesenhada, para-choque inédito e para-lamas alargados. Rodas com novo desenho completam as mudanças externas.

O interior será um dos grandes diferenciais. A cabine vai adotar o mesmo padrão da Changan Hunter, uma evolução da K70, com materiais de toque suave, painel digital integrado à central multimídia em um único conjunto, console central elevado com seletor de marchas giratório, freio de estacionamento eletrônico e carregador por indução. Os bancos também serão exclusivos da RAM 1200.

O modelo deverá brigar na mesma categoria de nomes como Toyota Hilux e Chevrolet S10, por exemplo. Sob o capô, a picape usará o mesmo motor 2.2 Multijet já visto na Fiat Titano, entregando 200 cv e 45,9 mkgf de torque. O conjunto mecânico, por sua vez, contará com tração 4×4 com opções de 4×2 e reduzida, acoplado ao câmbio automático de oito marchas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.