Emissão de carteiras de trabalho é interrompida até o fim do mês
O atendimento informatizado ao público para emissão de carteira de trabalho será suspenso nos postos conveniados à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG). A interrupção vale entre os dias 13 e 29 de dezembro, e será necessária para transição do sistema atual, responsável pela produção dos documentos, para uma versão mais avançada da ferramenta. A mudança será realizada em todo o âmbito de atuação do Ministério do Trabalho e Emprego.
A previsão é que o novo sistema, denominado CTPSWeb 3.0, comece a ser utilizado, em todo o território nacional, a partir do dia 2 de janeiro de 2015. A troca da ferramenta deve conferir mais agilidade ao processo de produção e entrega da carteira, que hoje varia de dois a 15 dias.
Com o novo sistema, o documento é entregue no ato da solicitação e as informações de diversos bancos de dados do Governo federal são integradas.
A Carteira de Trabalho Digital tem validação nacional dos dados do trabalhador, garantindo mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira. Com isso, o trabalhador não precisará mais esperar o momento de entrega da Carteira para saber se tem alguma pendência que o impeça de ter acesso ao documento.
A validação nacional de dados feita em tempo real também vai combater possíveis tentativas de fraude contra o trabalhador e contra os benefícios pagos pelo governo federal.
Outro benefício da CTPS Digital, como será chamado o documento emitido por meio do novo sistema, é que os postos conveniados (Unidades de Atendimento Integrado – UAIs), terão acesso à mesma página que os servidores do Ministério do Trabalho para solicitação da carteira.