Sete em cada dez mulheres começaram a empreender após se tornarem mães

Pesquisa do Sebrae aponta desigualdade na conciliação do cuidado com os filho e a gestão do negócio


Por Mariana Floriano

11/05/2023 às 12h15

Para 70% das mulheres, a decisão de empreender só foi tomada após a maternidade. Com filhos, a maior parte dessas mães, 67%, buscou abrir o próprio negócio para ter mais autonomia financeira e flexibilidade de horários. A necessidade de aumentar a renda familiar também é uma questão que motivou 63% das mulheres a se tornarem empreendedoras.

Os dados são referentes à pesquisa Maternidade e paternidade no empreendedorismo, realizada pelo Sebrae Minas. O estudo foi realizado em abril de 2023 com 1.326 empreendedores, dentre os quais 973 têm filhos: 287 mulheres e 686 homens. O estudo permitiu investigar as semelhanças e diferenças entre mães e pais que são empreendedores, tanto no que se refere às motivações para abrir o negócio quanto em relação aos desafios de conciliar as tarefas domésticas e a dedicação ao trabalho.

Os dados provam que a maioria das mães empreendedoras, cerca de 85%, dedica mais tempo ao cuidado da casa e dos filhos do que aos negócios, ao ponto que apenas 25% dos pais empreendedores estão nesse cenário. Conforme o diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, “os dados confirmam que as mulheres continuam sendo mais responsabilizadas do que os homens no que se refere às tarefas domésticas e à criação dos filhos”.

Evidenciando o desequilíbrio, a pesquisa investigou a porcentagem de pais e mães que se dedicam a preparar a alimentação da família todos os dias. O resultado mostrou que 60% das mulheres têm essa rotina, enquanto, entre os homens, a proporção cai para 28%. Tarefas cotidianas como o apoio nas atividades escolares e os cuidados com a higiene dos filhos também são assumidas mais pelas mães do que pelos pais. “Existe, portanto, um acúmulo de atividades domésticas assumidas por mulheres, especialmente mães, em relação aos homens, e esta sobrecarga limita as mulheres a se dedicarem à gestão do negócio de maneira ideal”, avalia o Cabido.

Desafios para conciliar tarefas

Questionados sobre os desafios de conciliar o cuidado com a família e a gestão do negócio, 58% dos pais afirmaram que não têm dificuldades, e 45% das mães deram a mesma resposta. Dos que afirmaram ter alguma dificuldade, 25% das mães e 13% dos pais disseram que não conseguem dedicar tempo suficiente ao cuidado com o empreendimento, enquanto 14% das mães e 8% dos pais não têm com quem deixar os filhos.

O diretor técnico do Sebrae afirma que, apesar de muitas mulheres empreenderem para conseguir independência financeira, para ter sucesso nos negócios uma rede de apoio é de suma importância. “Familiares, creches e iniciativas que possibilitem mais oportunidades para que as mães possam se dedicar ao desenvolvimento de suas habilidades e competências são essenciais para garantir a inserção feminina no empreendedorismo.”

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