Comércio espera aumento de até 30% das vendas
Às vésperas do Dia das Mães, a movimentação no comércio de Juiz de Fora ainda é tímida. Mas isto não diminui o otimismo dos lojistas com as vendas para a data, considerada a segunda melhor do calendário comercial, atrás apenas do Natal. Em algumas lojas, a estimativa é que os resultados superem em até 30% o de 2016. Amparados na máxima de que “brasileiro deixa as compras para a última hora”, a expectativa é que a demanda aumente a partir de hoje. Para atrair os consumidores, as estratégias variam das vitrines decoradas às promoções e descontos, que chegam até 70%.
Na loja de sapatos Scapare, a gerente Daniela Nascimento conta que a movimentação até esta quarta-feira ainda estava devagar. “Já atendemos consumidores em busca de presentes para a data, mas ainda está abaixo do esperado. Imagino que a demanda vai ocorrer entre quinta-feira e sábado.” Para isso, a loja irá aderir ao esquema de horário especial acordado entre os sindicatos patronal e laboral do comércio, que autoriza a ampliação da jornada de trabalho até às 18h no próximo dia 13. “Nossa expectativa é de alcançar um crescimento de 30% em relação às vendas do ano passado. Acredito que o pior da crise já passou, e as pessoas estão voltando a comprar.”
Também otimista, a gerente da loja de roupas femininas STS Rio, Fabíola Corrêa, conta que apostou na decoração da vitrine como uma das estratégias para chamar a atenção dos clientes. “A decoração sempre surte um efeito positivo, pois lembra as pessoas de se prepararem para a data.” Ela conta, também, que a loja irá realizar promoções. “Com a chegada do inverno, apostamos na venda de casacos, conjuntos e peças mais quentinhas. Esperamos aumento de 10%.”
Na loja GW Bolsas, a vitrine decorada chamava a atenção de pessoas que passavam em frente ao estabelecimento. “Ainda não comprei os presentes, estou dando uma olhadinha”, disse a secretária Aparecida Rodrigues. De acordo com a proprietária da loja, Gislaine Souza Barbosa, a decoração foi feita essa semana. “Sempre fazemos uma movimentação diferente para o Dia das Mães, pois é a nossa melhor data de vendas após o Natal.”
Preferência
Segundo pesquisa de intenção de consumo divulgada na última semana pelo Sindicato do Comércio (Sindicomércio-JF), 48,8% dos entrevistados pretendem presentear as mães com roupas e calçados. Para 26,7% do público ouvido, a preferência será por cosméticos e 5,73% irão optar por flores.