Novo dono assume 85,5% da Casas Bahia após conversão de dívida em ações

Reestruturação inclui mudanças operacionais e reforço no capital da varejista


Por Tribuna

10/08/2025 às 08h00

A Casas Bahia passou a ter a Mapa Capital como principal acionista, com 85,5% de participação, após a conversão de debêntures — títulos de dívida — em ações ordinárias. A operação reduziu a dívida da varejista pela metade, para R$ 1,6 bilhão, e deve gerar economia anual de cerca de R$ 230 milhões em despesas financeiras.

Segundo o sócio da Mapa Capital, Fernando Beda, o grupo vê potencial na rede varejista. “A evolução dos resultados operacionais reforça que a companhia está trilhando o caminho certo”, afirmou.

A Casas Bahia enfrenta desde 2023 um processo de reestruturação operacional e financeira, motivado pelo impacto da alta dos juros após a pandemia. Em 2024, concluiu recuperação extrajudicial para alongar prazos e reduzir custos de endividamento. Entre as ações recentes, estão a redução de estoques, o retorno ao marketing tradicional com o slogan “Dedicação total a você”, o lançamento da plataforma CasasBahia Ads, investimentos no aplicativo e novos formatos de lojas.

Para o presidente do Grupo Casas Bahia, Renato Franklin, a conversão da dívida em ações fortalece a estrutura de capital e representa um passo estratégico no plano de transformação da empresa. “Isso deve contribuir para a redução relevante do custo financeiro, especialmente no atual cenário macroeconômico”, afirmou ao Estadão/Broadcast.

A Mapa Capital adquiriu dívidas junto aos principais credores, Bradesco e Banco do Brasil, e manteve as linhas de crédito com os bancos para viabilizar a operação. A gestora atua em assessoria financeira, reestruturação de dívidas, fusões e aquisições e compra de participação em empresas, como a fabricante de peças plásticas automotivas Plascar.

Com a transação, outros acionistas da Casas Bahia, incluindo a família do fundador Samuel Klein, perderam participação. O acionista Michel Klein, dono de 3,8% do capital, tem intenção de voltar ao conselho da empresa em 2026 e buscava apoio de outros investidores. Analistas avaliam como será a relação da nova controladora com ele. A Mapa Capital não se pronunciou sobre o assunto.

casas bahia
Foto: Divulgação

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe, com informações do Estadão Conteúdo

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.