Morre Luiz Carlos Mazocoli Silva, ex-presidente da OAB de Juiz de Fora, aos 80 anos

Advogado também foi professor da Universidade Federal de Juiz de Fora e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Negócios Jurídicos 


Por Tribuna

11/08/2025 às 12h30- Atualizada 11/08/2025 às 15h09

luiz carlos mazocoli arquivo pessoal
Luiz Carlos deixa legado de dedicação à advocacia e ao serviço público (Foto: Arquivo Pessoal)

O ex-presidente da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG) de Juiz de Fora, Luiz Carlos Mazocoli Silva morreu, na tarde do último domingo (11), na cidade de Niterói. Aos 80 anos, o juiz-forano deixou um legado de dedicação à advocacia e ao serviço público. 

A Diretoria da OAB Subseção Juiz de Fora comunicou o falecimento com “extremo pesar”, destacando a trajetória de Mazocoli como um admirável defensor da categoria. Além de sua atuação na OAB, ele também atuou como professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por cerca de 35 anos, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Negócios Jurídicos em Juiz de Fora, contribuindo para a gestão pública local. 

Em nota, a Faculdade de Direito da (UFJF) prestou homenagem ao docente, destacando sua trajetória de excelência e dedicação, bem como a contribuição para a formação acadêmica de ex-alunos que hoje atuam como professores, advogados e operadores do Direito em diversas carreiras públicas. “Neste momento de dor, solidarizamo-nos com a família do Professor Luiz Carlos, desejando-lhes conforto na memória de dedicação e afeto deixada por ele”, manifestou a instituição.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no ano de 1968, Luiz Carlos teve uma carreira jurídica consolidada. Documentos da UFJF indicam que em 1983, ele foi designado para a função de Professor Orientador do Escritório-Escola da Faculdade de Direito. Já em 1986, enquanto presidia a OAB de Juiz de Fora, integrou uma comissão para a elaboração do programa comemorativo do centenário do Professor Benjamin Colucci, uma figura histórica da faculdade. 

A notícia de seu falecimento gerou manifestações de pesar na comunidade jurídica e política da cidade. A OAB de Juiz de Fora, em nota, lamentou o ocorrido e desejou sentimentos aos familiares e amigos. Luiz Carlos deixa as filhas Cristiane e Adriana, netos e demais familiares. 

O corpo será velado no Cemitério Municipal de Juiz de Fora, na Capela 3, a partir das 13h desta segunda-feira (11). O sepultamento está marcado para o mesmo dia e local, às 16h. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.