Você sabia? Irregularidade nas lâmpadas


Por Tribuna

22/05/2016 às 07h00

A Operação Especial Lux, promovida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em abril, apresentou baixo índice de irregularidades na venda de lâmpadas no varejo. Segundo o instituto, foram realizadas 2.993 ações de fiscalização. Dos 176.809 produtos verificados, somente 832 foram considerados não conformes, totalizando um índice de irregularidade de apenas 0,47%.

Foram vistoriados comércios em todo o país. O trabalho abrangeu lâmpadas fluorescentes, lâmpadas halógenas, lâmpadas LED, lâmpadas incandescentes decorativas, variadores de luminosidade e luminárias de emergência. Além do selo de identificação da conformidade ou da etiqueta nacional de eficiência energética, em situação normal, os produtos devem apresentar marcações obrigatórias como nome, marca ou logotipo do fabricante, importador ou montador; tensão a que se destinam em volt (V) e potência máxima expressa em watt (W).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X