Garrafa térmica na mira do Inmetro


Por Tribuna

15/05/2016 às 07h00

O Inmetro quer atualizar as normas que regulam a fabricação de garrafas térmicas de uso doméstico (de 1988). A meta é ampliar o escopo da regra para incluir as garrafas térmicas metálicas. Recentemente, o Inmetro, por meio do Programa de Análise de Produtos, realizou um exame em nove marcas de garrafas térmicas e apenas uma (Invicta modelo VG de 750 mililitros) apresentou inconformidade em dois quesitos: capacidade volumétrica e eficiência térmica. Das nove marcas avaliadas, sete eram de ampola de vidro e duas metálicas.

Além de eficiência térmica, que é a capacidade da garrafa em manter o líquido quente, e capacidade volumétrica, foram feitos testes para verificar a resistência ao impacto ou queda. Houve também inspeção visual para saber se a garrafa apresenta avarias, resistência ao choque térmico e volume bombeado. O Inmetro já solicitou à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o aperfeiçoamento da norma brasileira hoje vigente.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.