VocĂȘ sabia? Lista vai permitir que consumidor bloqueie chamadas de telemarketing
Empresas terão até o dia 16 para criar e divulgar canal para consumidor manifestar seu desejo de receber, ou não, as ligaçÔes
Termina nesta terça-feira (16) o prazo estabelecido pela AgĂȘncia Nacional de TelecomunicaçÔes (Anatel) para que as empresas de telecomunicaçÔes implementem a lista nacional de consumidores que nĂŁo querem receber chamadas de telemarketing destinadas a oferecer serviços de telefonia, TV por assinatura e internet. A lista vai abranger as principais empresas do setor, bem como Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas tambĂ©m deverĂŁo, atĂ© o dia 16, criar e divulgar amplamente um canal para que o consumidor possa manifestar o seu desejo de receber, ou nĂŁo, as ligaçÔes.
Segundo a Anatel, estudos de mercado estimam que, pelo menos, um terço das ligaçÔes indesejadas no Brasil sejam realizadas com o objetivo de vender esse tipo de serviços. Logo, a decisão em criar esta ferramenta é proteger o consumidor desse comportamento. A partir do momento em que o consumidor registrar o seu nome na lista nacional de bloqueio, as empresas não mais poderão efetuar, a eles, ligaçÔes telefÎnicas para oferecer pacotes ou serviços de telecomunicação. A Anatel ainda determinou que as åreas técnicas de cada empresa devem estudar medidas para combater os incÎmodos gerados por chamadas mudas e/ou realizadas por robÎs, mesmo aquelas que tenham por objetivo vender serviços de empresas de setores não regulados pela Anatel.
Em março, as empresas jĂĄ haviam se comprometido com a agĂȘncia a implementar um cĂłdigo de conduta e mecanismos de autorregulação das prĂĄticas de marketing. O prazo para colocĂĄ-las em prĂĄticas Ă© setembro deste ano. O ĂłrgĂŁo informou, ainda, que a medida foi apresentada pelas prĂłprias empresas como parte de um compromisso de definir um “cĂłdigo de conduta” de autorregulação das prĂĄticas de telemarketing.