Inadimplência no setor de telecomunicação cresce 39,5%


Por Tribuna

12/07/2015 às 07h00

Nos primeiros quatro meses do ano, a inadimplência do consumidor brasileiro com empresas de telecomunicação cresceu 39,5%, conforme dados divulgados pela Serasa Experian. Desde 2012, quando foi iniciado o levantamento, o atual índice é o segundo maior. O primeiro ocorreu em 2013, quando a inadimplência aumentou 51% em igual período. Conforme o órgão, a inadimplência no setor de telefonia está subindo mais que as dos outros setores.

No acumulado de 2015, a inadimplência nos setores não bancários subiu 16,7%, no bancário 14,1%, na energia a alta foi 11% e no varejo foi 38,2%. Em 2014, a situação era diferente, pois os setores não bancários tiveram alta de 3,9%, as empresas de telecomunicação viram a inadimplência do consumidor diminuir 1,7%. Segundo a Serasa, quatro fatores estão impactando a condição de pagamento do consumidor: desemprego, alta nas tarifas públicas (energia, água e transporte), inflação e alta de juros.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.