53% compram por impulso, diz pesquisa


Por Tribuna

12/07/2015 às 07h00

55a18c069b72a

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que 53% dos consumidores em capitais admitem ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses. O levantamento ainda apontou que os supermercados, os shopping centers e as lojas virtuais são os locais onde as compras por impulso mais acontecem. Já os itens mais comprados são: roupas (24%), calçados (12%), CDs e DVDs (7%), smartphones (7%) e livros (6%).

Dentre as motivações, os entrevistados disseram que a principal delas é a promoção (51%), seguida pela atratividade do preço (31%), características do produto, como funcionalidade e beleza (6%) e a facilidade de pagamento (4%). Este tipo de compra, na visão de educadores financeiros, é um dos principais responsáveis pela falta de controle orçamentário, impedindo a construção de uma reserva financeira.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.