Idec alerta sobre propaganda enganosa


Por Tribuna

12/04/2015 às 06h00

Hoje em dia é comum se deparar com propagandas que oferecem condições imperdíveis, mas, dependendo da forma como são veiculadas, as mesmas podem ser consideradas como enganosas, por conterem informações falsas e induzirem o consumidor ao erro. Conforme orienta o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o Código de Defesa do Consumidor (CDC) obriga que, em qualquer publicidade, o fornecedor tem que veicular, na íntegra, o contrato a ser celebrado. Mas, se isso não acontecer, é assegurado ao consumidor o direito de exigir o cumprimento da oferta.

Segundo o artigo 35 do CDC, o cidadão tem direito de solicitar o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta ou exigir outro produto ou serviço equivalente; se não houver nenhuma destas possibilidades, é assegurada a rescisão do contrato e a devolução do valor pago. O consumidor ainda tem resguardada a reparação de eventuais perdas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.