Presença de lactose deve ser informada nos rótulos


Por Tribuna

10/07/2016 às 07h00

Foi sancionada esta semana uma lei que obriga fabricantes de alimentos que possuem lactose a informar a presença da substância em seus rótulos. A Lei 13.305 estabelece que os rótulos devem indicar a presença da substância e, se houver alteração no teor original, informar sobre o que estiver remanescente. A medida ainda aguarda regulamentação para detalhamento da norma. O dispositivo entra em vigência a partir de janeiro de 2017.

No começo do mês, entrou em vigência no país a Resolução RDC 26/2015 da Anvisa, que obriga os fabricantes a informarem nos rótulos a presença de 17 alimentos considerados como os principais causadores de alergias alimentares, como trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas), crustáceos, ovos, peixes, amendoim, soja, leite de todos os mamíferos, amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, nozes, pistaches, pinoli, castanhas, além de látex natural.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.