Parque Municipal recebe as atrações do Ciência Móvel
Projeto itinerante do Museu da Vida Fiocruz pode ser visitado até o próximo sábado, com entrada franca
O Parque Municipal de Juiz de Fora, no Bairro Nova Califórnia, recebe a partir desta quarta-feira (31) o Ciência Móvel, iniciativa que oferece ao público diversas atrações educativas, científicas e culturais – entre elas, um simulador de gravidade inspirado em equipamentos de treinamento de astronautas e o Jogo das Vacinas, sobre o calendário vacinal no Brasil e a importância da imunização para a saúde individual.
O caminhão da ciência do Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz, do projeto Arte e Ciência sobre Rodas – aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura) – pode ser visitado de quarta a sexta-feira (2) das 8h30 ao meio-dia e meia, e das 14h às 17h; no sábado (3), o horário será das 8h30 ao meio-dia, com entrada franca. As escolas interessadas em realizar visitas podem fazer o agendamento pelo telefone (32) 3241-6532, do Parque Municipal, sendo que o acesso ao espaço durante a semana pode ser feito até as 16h.
O museu itinerante teve suas atividades suspensas devido à pandemia de Covid-19, e inicia seu retorno por Juiz de Fora para oferecer ao público um espaço interativo que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da educação em artes, ciências e saúde em sua missão de inclusão sociocultural que percorre toda a Região Sudeste.
A estrutura conta com uma carreta com 13,5m de comprimento, que tem em seu interior equipamentos educativos, científicos e culturais, oferecendo aos visitantes um espaço interativo e experimental que possibilita o despertar pela ciência que está presente no cotidiano, além de propor um debate sobre a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre o ambiente.
“Um dos maiores benefícios é quando o público que visita o local entende que a ciência faz parte do cotidiano. Essa descoberta encanta a todos e faz do espaço um local mágico”, diz a coordenadora do Ciência Móvel, Fernanda Gondra.
Aprendizado e diversão
O projeto Ciência Móvel teve início em 2006 e realizou mais de 160 viagens por todo o Sudeste brasileiro. Em sua visita a Juiz de Fora, a iniciativa vai utilizar uma área de cerca de 600 metros quadrados do Parque Municipal para promover suas atividades nos campos da biologia, química, física e arte, entre outros. As atrações serão divididas em sete módulos, que integrarão dois módulos a fim de que o público possa aproveitar da melhor forma as experiências.
As atividades oferecidas pelo Ciência Móvel serão “Água é vida”, “Por dentro de nós”, “M3u cér3bro m3 engana”, “Brincando se aprende, Exposições”, “Na onda da transformação – mecânica” e “Na onda da transformação – eletricidade”. Também haverá atividades lúdicas e interativas no ginásio do parque, e todo o trajeto será orientado e monitorado pelos profissionais da Fiocruz e turismólogos que atuam no equipamento da Prefeitura de Juiz de Fora. O museu itinerante pode receber até 300 pessoas simultaneamente a cada 90 minutos.