Folia infantil


Por JÚLIO BLACK

30/01/2016 às 07h00

Império da Torre lembrou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Fotos Leonardo Costa)

Império da Torre lembrou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Fotos Leonardo Costa)

Neste fim de semana, Juiz de Fora tem duas grandes estreias nas celebrações da folia de momo. Hoje, pela primeira vez, o Trupicada comanda um bloco só seu, a partir das 10h30, na Praça do Bom Pastor, dentro do Corredor da Folia. “Sempre tivemos vontade de lançar um bloco de carnaval até porque o Felipe (Tavares) fez o ‘Bloco da farinha’, uma música superdivertida voltada para os bem pequenininhos. Só não tínhamos tomado a iniciativa ainda. Vai ter tenda para a garotada se proteger do sol ou da chuva”, conta Livia Gomes, destacando que a ideia é que, mesmo em outro ponto, a trupe continue abrindo os trabalhos para a apresentação do Come Quieto. É a primeira vez que o grupo não faz a abertura do desfile do bloco no Alto dos Passos.

Entre as preferidas da garotada, a banda antecipa o repertório do CD “Trupifolia”, com lançamento previsto para março com repertório composto por 11 músicas, sendo oito autorais e três regravações de canções de Bia Bedran, Hélio Ziskind e Braguinha. “O disco é muito festivo, encaixa bem no clima de carnaval, mas é para ser tocado o ano inteiro”, afirma o produtor do grupo Marcelo Costa Carvalho.

No dia 7 de fevereiro, a festa do Trupicada continua na matinê do projeto Bem Comum Lazer, agendado para as 10h, na Avenida Rio Branco, no Trevo do Bom Pastor. Criada em 2007, a banda é formada por Renato Mello, César Demolinari, Daniel Lovisi, Felipe Tavares, Amanda Martins, Vitor Rozeni, Lívia Gomes e Beto Grizendi e Gábio Ramiro, o mais novo integrante. Essa turma mescla música, teatro, brincadeiras e contação de histórias.

‘Escadaria do samba’

Herdeiros da Vila homenageou o universo Disney

Herdeiros da Vila homenageou o universo Disney

Já no domingo estreia o projeto “Escadaria do samba”, promovido pelo Legislativo em frente à Câmara Municipal. Os trabalhos abrirão com oficinas infantis comandadas pela Associação Cultural Estação Palco, entre 10h e meio-dia. De acordo com Nilza Bandeira James, diretora da trupe, a ideia é realizar a iniciativa nos moldes do evento ocorrido no dia 19 de dezembro na Praça Menelick de Carvalho, na Rua São Sebastião. Terão números circenses, música, street dance, brincadeiras e muito mais.

“Gostei muito da experiência de conhecer crianças novas, sem contar que divulgamos o nome da Estação Palco. Para entrar no clima do carnaval, vamos fazer uma oficina de máscaras. Queremos resgatar as brincadeiras antigas”, comenta Nilza, ressaltando que há atrações para a meninada dos 2 aos 11 anos de idade. No mesmo horário, será possível curtir o setlist de marchinhas de carnaval com batalha de confetes preparado pela Banda Realce. Para os adultos, haverá roda de samba das 13h às 17h, com apresentações de Alessandra Crispin, Sandra Portela, Zezé do Pandeiro, Carlos Fernando, Edynel, Grupo Segredo, Joãozinho da Percussão, Jansen, Paulinho Jalão, Ney Gerald, Roger Resende, Thiago Miranda, Wendel Jeito Moleque de Ser, Andrezinho e Ingoma – Grupo de Tambor Mineiro.

A ação surgiu após a primeira edição do “Canta & encanta”, que levou para a escadaria do Palácio Barbosa Lima, em dezembro, oito concertos de Natal. Ainda na programação, a corte da Folia de Momo de 2016, formada pelo Rei Momo, a Rainha e as duas princesas, receberão uma Moção de Aplausos propostas pelo presidente da Câmara Rodrigo Mattos e pelo vereador Wanderson Castelar.

Escolas mirins desfilam na Paulo de Frontin

Duas escolas de samba mirins desfilaram ontem na Rua Dr. Paulo de Frontin. A primeira agremiação foi a Império da Torre, que lembrou a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Os cerca de 50 integrantes, entre crianças, adolescentes e adultos, iniciaram o desfile por volta das 18h30, na Praça da Estação, e terminaram sua apresentação 40 minutos depois, na Praça Antônio Carlos. A segunda escola a desfilar foi a Herdeiros da Vila, já no início da noite, homenageando o mundo encantado da Disney. A Herdeiros levou para o desfile um maior número de integrantes e fantasias mais elaboradas, lembrando personagens como Minnie e Mickey Mouse, Pato Donald, Margarida, Pluto e Pateta. Apesar de pequeno, o público presente ao local mostrou entusiasmo com a apresentação, e a única nota destoante foi a insistência da plateia em ocupar a via e atrapalhar a passagem das duas escolas. O palco Praça Antônio Carlos foi ocupado, em seguida, pela bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, do Rio de Janeiro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.