De volta ao Brasil, Lúdica Música! faz show em JF e fala sobre carreira internacional
Trio em atividade há mais de 30 anos realiza apresentação no Madame Gevah

O Lúdica Música! realiza show em Juiz de Fora neste sábado (30), no Madame Gevah. O evento, já com ingressos esgotados, faz parte das apresentações do trio mineiro que marcam o retorno ao Brasil. Formado por Rosana Britto (voz, guitarra e percussão), Isabella Ladeira (voz, percussão) e Gutti Mendes (voz, guitarra e percussão), o grupo atua há mais de 30 anos na música e vive há seis em Portugal.
Além do show deste sábado em Juiz de Fora, o trio se apresenta em Pedro Leopoldo, na próxima sexta-feira (5), antes de voltar às terras lusitanas. “É sempre emocionante voltar, beber na fonte original, matar as saudades de casa. É uma roda-viva, dias muito corridos e intensos, mas sempre muito bom”, afirma Isabella Ladeira. “Vai ser um espetáculo emocionante, com certeza! O coração fica apertado em saber que já vamos partir novamente, mas nossa vida é assim… já nos acostumamos”, completa.
Com composições próprias e também releituras de canções de vários ritmos e estilos, sejam elas brasileiras, portuguesas ou em outros idiomas, como inglês, francês, italiano e espanhol, o Lúdica Musica! também realiza concertos temáticos em homenagem a grandes artistas, como Rita Lee, Elis Regina, Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim & Vinícius de Morais e Roberto Carlos.
“Este ano, comemoramos 34 anos de existência e resistência do Lúdica que, desde 1991, tem muita estrada e histórias pra contar…Uma trajetória vitoriosa, de muita coragem e amor pela música e pelo nosso público. Foram mais de 3.500 shows pelo Brasil e exterior, 8 álbuns e 3 DVDs, além das oportunidades incríveis de trabalharmos e convivermos com algumas das nossas maiores referências, como Bituca, Ivan, Carlinhos Vergueiro, André Abujamra e Vander Lee”, relata Isabella.
O poder educativo da música

Além do trabalho nos palcos, o Lúdica Música! é responsável por atividades educativas. Há 20 anos, organiza a Oficina Lúdica de Ritmos, com workshops de percussão para grupos. A atividade permitiu maior aproximação do público, ampliou o alcance e ajudou na formação de novos músicos, sendo um espaço para crianças e adolescentes descobrirem seus talentos. “O que nos encanta mais é poder mostrar às pessoas o poder da música, a capacidade de transformar a vida delas, a grande aliada que ela pode ser – um bálsamo, uma terapia e até um caminho profissional”, define Isabella.
Já a Showficina Lúdica é um concerto interativo que envolve crianças e adultos, no qual exploram a percussão corporal e instrumentos de percussão. A atividade faz parte do Serviço Educativo da Casa da Música do Porto, instituição de grande relevância em Portugal e na Europa.
De Juiz de Fora para o mundo
Isabella conta que a primeira vez que cruzaram o Oceano Atlântico foi em 1996, quando foram convidados para uma temporada na Itália. Ela relembra que com a experiência puderam sentir de perto o amor do público pela música brasileira e, desde então, realizaram muitas outras temporadas na Europa.
No ano de 2022, tiveram a oportunidade de se apresentar no programa The Voice Gerações, em Portugal, com aprovação de quatro jurados. A mentora do grupo foi a cantora Simone de Oliveira. “É uma alegria enorme ter realizado tanto, sempre independentes e, muitas vezes, à margem da grande mídia. Outra coisa que nos enche de orgulho é ter influenciado tantos outros artistas, sermos hoje referências pra outros, termos esse reconhecimento.”
Em 2024, viajaram para as cidades norueguesas Stavanger e Sandnes, com o apoio do programa internacional Ibermúsicas, e este ano, para a Inglaterra, oportunidades que permitiram formar novos públicos. Outro momento marcante na carreira internacional, para Isabella, foi apresentar clássicos da Música Popular Brasileira na Casa da Música, no Porto, com a atriz, escritora e contadora de histórias Clara Haddad.
O grupo relata que tem projetos a serem realizados na medida do possível e “até do impossível”. Um deles é a gravação do álbum infantil “Ludisquinho”. Entre os planos para o futuro está o de continuar desbravando caminhos e conhecendo novos países e plateias.
*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli