JF Wine Festival começa nesta terça
Evento dura até o próximo sábado, abordando o vinho para leigos, amantes e profissionais da bebida
A temperatura até amenizou durante a semana. Esse clima (praticamente) serrano, para muitos, logo sugere abrir um vinho à noite, principalmente os tintos. E é esse, pois, o clima ideal para a realização do JF Wine Festival, que começa nesta terça-feira (29), e segue até sábado (2), com programação extensa que se concentra no Trade Hotel, além de jantares em diversos restaurantes da cidade. O passaporte que dá direito à entrada aos cinco dias do evento pode ser adquirido no link.
O festival, de acordo com o empresário gerenciador Marcelo Sepúlveda, idealizador e organizador do evento, é voltado a três públicos, principalmente:aqueles que não sabem nada de vinho e têm vontade de conhecer melhor a bebida; aqueles que já são amantes e querem expandir seus conhecimentos; e, então, aqueles que, de alguma forma, já trabalham com o vinho, como profissionais da bebida. Isso se espelha na própria programação. A começar pelos jantares, por exemplo. O primeiro, que vai acontecer no Gema, vai contar com a presença da sommelier Ana Mokdeci. De maneira descontraída, o pontapé já é dado abordando a harmonização. Para quem tiver o passaporte, a entrada é gratuita. Os outros, no entanto, são mais voltados àqueles que já conhecem as combinações do vinho, e a entrada é por adesão, ou seja, cada um deles tem um valor, também explícito no link de compra do passaporte.
Esses jantares, como aponta Marcelo, mostram que o festival contempla, para além das bebidas, outros assuntos que estão intimamente ligados ao vinho, como a gastronomia. “E é uma forma de apresentar a gastronomia de Juiz de Fora àqueles que vem de fora para prestigiar o evento”, afirma o organizador. Além do Gema, eles vão acontecer no Raízes Bistrô, no Restaurante Travessa e no Berttus.
Já na quinta-feira (31), começam, oficialmente, as aulas e as palestras do JF Wine Festival, além da feira e exposição de diversos produtos, no Trade Hotel. Neste dia, a primeira aula tem como tema os vinhos nacionais. Ministrada por Pedro Nass, a proposta é falar sobre o cenário brasileiro da bebida, abordando a história vinífera e reforçando a qualidade e a importância dos vinhos do Brasil – isso, com demonstração prática. É Pedro, também, quem ministra a segunda aula, que coloca em destaque o Terroir. O dia termina com a palestra, em parceria com o Senac, que promete desvendar a precificação do vinho, sendo ela voltada àqueles que trabalham com a bebida. Ela é ministrada por Nilson Antônio Marques.
Na sexta-feira (1), tem também duas aulas com Pedro: uma sobre os serviços para o vinho e outra sobre o ato de empreender nesse mercado – ambas voltadas a quem trabalha com a bebida. E, à noite, o assunto é gastronomia: primeiro, a Emater fala sobre o queijo minas artesanal e, em seguida, a chef Ana Paula Esteves dá continuidade ao tema abordando o queijo artesanal e sua presença na gastronomia – sempre ligando tudo ao vinho. O festival se encerra, no sábado (2), voltado, principalmente, àqueles que querem aprender mais sobre a bebida, com aula de harmonização, com Pedro Nazz e Érika Mendes; palestra para descomplicar o vinho, com Andrade, conhecido como “O cara do vinho” e, por fim, Gioanni Tartari fala sobre os vinhos nacionais e os de inverno.
Esta é a primeira vez que a cidade recebe um evento sobre a bebida como esse. Marcelo identifica que Juiz de Fora é um lugar com potência gastronômica e que se mostra ideal para receber esse tipo de atividade, que traz o vinho como assunto principal. Para ele, isso só não tinha acontecido ainda porque a cidade costuma ser mais associada à cerveja, sobretudo por sua ligação com a produção cervejeira. “Mas a movimentação em torno do festival mostra a vocação de Juiz de Fora para eventos como esse”, aponta.
O empresário ainda pontua que essa movimentação surge com o intuito de afetar diretamente o turismo no município e, então, a economia em torno dele, com a vinda de pessoas de outras localidades, seja para participar como ministrante ou mesmo para conhecer o festival. É por isso que a ideia é que o JF Wine Festival volte a acontecer no próximo ano, com mudança na data que prevê sua realização no começo de julho e que, dessa forma, ele entre oficialmente no calendário de eventos de Juiz de Fora.
Confira a programação completa
Terça-feira (29)
20h – Wine Jazz – Noite de jazz com Hugo Schetino e trio, no Gema (Rua Barão de São João Nepomuceno 123 – Centro)
Quarta-feira (30)
20h – Jantar harmonizado e vinhos Casa Geraldo, no Raízes Bistrô (Estrada Engenheiro Gentil Forn 1700 – Jardins Imperiais)
Quinta-feira (31)
9h30 – Aula sobre vinhos nacionais, ministrada por Pedro Nass, no Trade Hotel (Avenida Presidente Itamar Franco 3800 – Cascatinha)
17h às 22h – Feira e expositores
16h – Aula sobre terroir, ministrada por Pedro Nass, no Trade Hotel (Avenida Presidente Itamar Franco 3800 – Cascatinha)
20h – La Cena: Jantar harmonizado em quatro mãos, no Restaurante Travessa (Rua Paula Lima 180 – Centro)
21h – Palestra “Desvendando a precificação: O caminho do vinho e o desafio do descaminho”, ministrada por Nilson Antônio Marques, no Trade Hotel (Avenida Presidente Itamar Franco 3800 – Cascatinha)
Sexta-feira (1)
No Trade Hotel
9h30 – Aula sobre serviços para vinhos, ministrada por Pedro Nass
16h – Aula sobre empreender no mundo do vinho, ministrada por Pedro Nass
17h às 22h – Feira e expositores
21h – Palestra com a Emater: “Emater e o queijo minas artesanal” por Maria Dalva Pereira
21h30 – Palestra “Queijo artesanal e gastronomia”, pela chef Ana Paula Esteves, do Restaurante Escola Oliva Bistrô
Sábado (2)
11h – Aula de gastronomia e harmonização, ministrada por Pedro Nass e Érika Mendes, no Trade Hotel (Avenida Presidente Itamar Franco 3800 – Cascatinha)
13h às 18h – Feira e expositores
18h – Palestra “Descomplicando o vinho”, com o sommelier Andrade – O cara no vinho, no Trade Hotel (Avenida Presidente Itamar Franco 3800 – Cascatinha)
18h40 – “Vinhos nacionais/ vinhos de inverno”, com a sommelier Gianni Tartari, no Trade Hotel (Avenida Presidente Itamar Franco 3800 – Cascatinha)
20h – Jantar de confraternização, no Berttus (Rua Santo Antônio 572 – Centro)