Festival da Juventude abre edital com R$ 10 mil em premiações para expressões culturais em JF

Iniciativa valoriza a produção artística de jovens com foco na diversidade e contempla categorias como Slam, Breaking e Skate


Por Tribuna

29/07/2025 às 13h22

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou o edital da segunda edição do Festival de Arte e Cultura da Juventude, que será realizado no dia 18 de outubro de 2025, no Mercado Municipal. Organizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), o evento tem como proposta reconhecer e promover as manifestações culturais e artísticas da juventude juiz-forana, com atenção à diversidade de identidades, territórios e vivências presentes no município.

O assessor de Políticas para a Juventude da SEDH, Felipe Souza, destaca o papel do poder público na garantia de direitos culturais. “O Festival é um espaço de afirmação e pertencimento para a juventude que resiste e cria, especialmente a juventude negra, periférica e LGBTQIA+. Cultura é direito, e garantir esse direito é dever do poder público.”

Nesta edição, o concurso cultural premiará quatro categorias: Batalha de Poesia (Slam), Breaking, Skate e Ballroom, sendo esta última dividida em duas modalidades, Vogue Femme e Estética. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios em dinheiro, somando R$ 10 mil, além de certificados de participação.

As inscrições estarão abertas entre os dias 9 e 23 de setembro de 2025, exclusivamente pela plataforma Prefeitura Ágil. Para participantes com dificuldade de acesso à internet, haverá atendimento presencial, mediante agendamento, na sede da SEDH.

O edital completo, com critérios de seleção, prazos e documentação exigida, está disponível no site da Prefeitura de Juiz de Fora.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.