3ª edição das Olimpíadas de Português está com inscrições abertas

Escolas públicas e privadas podem participar das provas que avaliam o conhecimento dos alunos na lingua portuguesa


Por Tribuna

29/04/2025 às 13h02

olimpiadas de portugues
Olimpíada tem como objetivo exercitar o bom uso do português (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Estão abertas as inscrições para as Olimpíadas de Português (OP), tanto para a categoria OP Bê-á-bá, organizada para alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), como a OP tradicional, organizada para os alunos do ensino fundamental II e ensino médio. As datas finais para que as escolas públicas e privadas se inscrevam é até 9 de agosto e 9 de maio, respectivamente. As inscrições podem ser feitas pelo site da Olimpíada de Português

Além de avaliar o nível de conhecimento dos alunos em Língua Portuguesa, a Olimpíada é uma forma diferente e lúdica de motivar os estudantes a exercitar o bom uso do Português e a refletir sobre as diversas facetas do nosso idioma.  

Somente em 2024, mais de 3500 escolas se inscreveram e mais de 420 mil alunos participaram. A competição acontece em duas fases. A primeira consiste em uma prova objetiva, de múltipla escolha; a segunda é na forma de uma prova mista, constituída de questões de somatório e discursivas. Possui três categorias: Categoria A, para estudantes do Ensino Médio; Categoria B, destinada a alunos do 8º e do 9º ano; e Categoria C, do 6º e do 7º ano. Este ano marca a terceira edição da Olimpíada. 

As provas são organizadas pelo comitê científico da Olimpíadas de Português, formado por professores e estudiosos da língua. Entre os membros do comitê estão docentes de mais de dez universidades públicas do Brasil e de Portugal, mestres e doutores na área e um prêmio Jabuti. O edital de ambas as categorias pode ser conferido no site das Olimpíadas. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.