Central poderá continuar a receber atrações após acordo firmado entre UFJF e Bombeiros
O primeiro andar do Cine-Theatro Central continua liberado para realizar espetáculos e receber o público até que as obras do segundo e terceiro andares sejam concluídas. A decisão ocorreu durante uma reunião no Ministério Público Federal (MPF) entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o 4º Batalhão de Bombeiro Militar, quando os envolvidos assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Em outubro do ano passado, os Bombeiros determinaram o impedimento de acesso ao segundo e terceiro andares do Cine-Theatro Central que incluem balcão nobre, galeria e camarotes) por tempo indeterminado. Na ocasião, o teatro foi vistoriado e foram constatadas inconformidades com a legislação vigente que se referem à altura do guarda-corpo (espécie de parapeito, apoio) no segundo e terceiro pavimento do teatro e ao corrimão das escadas de acesso a tais andares.
Segundo o diretor do Cine-Theatro Central, Carlos Fernando Cunha, a assinatura do TAC permite que o local receba novos eventos a partir de maio, com a abertura do edital de ocupação da casa, mas ainda na atual configuração. Ainda de acordo com Carlos, a UFJF e o Central vinham conversando com o Corpo de Bombeiros desde a interdição dos pavimentos superiores. “É uma questão arquitetônica que se tenta solucionar há anos, pois precisamos atender às exigências atuais de segurança ao mesmo tempo em que precisamos da autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pois o prédio é tombado”, explica. “Ainda no ano passado trouxemos um representante do Iphan para conversar com os Bombeiros e ver o que poderia ser feito.”
No acordo efetuado com o Corpo de Bombeiros, o Cine-Theatro Central tomou as medidas necessárias – entre elas a interdição ao acesso ao segundo e terceiro andares – para continuar recebendo os eventos já agendados, sendo que o último deles aconteceu no último dia 17, o show que reuniu Ivan Lins, Toquinho e o grupo MPB-4. “O que combinamos com a corporação foi não agendar nenhum evento após esta data, pois os Bombeiros precisavam de um respaldo maior para o acordo, e por isso fomos ao Ministério Público Federal para que ele intermediasse a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta.”
Nesse meio tempo, a UFJF elaborou um projeto arquitetônico com as alterações que estão sob análise do Iphan, e Carlos Fernando espera que o órgão dê uma resposta nas próximas semanas. Entre as intervenções constam a colocação de corrimãos nas escadarias para o segundo e terceiro andares, o aumento da altura dos guarda-corpos nos mesmos pavimentos e modificações em escadas que dão acesso aos banheiros do terceiro piso, consideradas íngremes e que podem oferecer riscos em caso de pânico. “São modificações arquitetônicas que, de certa forma, mexem com a estrutura original da estética da parte interna do prédio. Nós apresentamos um cronograma de ações, que incluem as licitações, que serão necessárias para o prédio voltar a funcionar com 100% de ocupação”, explica.
Para as obras serem iniciadas, é preciso, além do aval do Iphan, que o Corpo de Bombeiros analise o projeto e dê a liberação. Depois vem o processo de contratação de um engenheiro para realizar o novo projeto de segurança, o processo de licitação e o início das obras. Caso todas as etapas não sofram atrasos, Carlos Fernando Cunha espera que todas as obras estejam concluídas até o final do ano.
Boas novas no aniversário
O andamento das negociações fez com que o Cine-Theatro pudesse aproveitar o seu aniversário de 88 anos de inauguração, completados nesta quinta-feira, para lançar o edital de ocupação do prédio. A expectativa, segundo Carlos, é que o local receba a próxima atração em meados de maio, caso exista algum produtor interessado. “Acreditamos que as obras não vão impedir o funcionamento do primeiro piso. Como teremos um prazo para a inscrição dos interessados e análise dos pedidos, deveremos ter eventos agendados por volta de 15 de maio, caso haja interessados”, comemora o diretor do teatro, ressaltando que o aniversário do Central será marcado por mais uma edição da Central de Compositores, que acontece ao meio-dia desta quinta-feira, 30, nas escadarias de entrada do prédio. O evento terá as participações de Alessandra Crispin, Roger Resende, Luizinho Lopes, Me Gusta Xagusta, Cacáudio, Gustavo Woods e Bruno Targs, que irão apresentar suas composições para o público.