Livro de Sabrina Munck relata vivĂȘncia da professora no perĂodo da pandemia
“Professora, por que vocĂȘ demorou tanto?” traz as dificuldades no momento em que as aulas foram virtuais
A pandemia de Covid-19 deixou rastros. Um dos mais significantes talvez tenha sido dentro das escolas, em que foi necessĂĄrio repensar modos de educar e estar presente e a relação entre alunos e professores. Mas tudo isso de forma lenta, atĂ© que um lugar (pelo menos um pouco agradĂĄvel) fosse encontrado. Decidida a entender e compartilhar o que viveu naquele momento, a professora Sabrina Munck do Nascimento lançou o livro “Professora, por que vocĂȘ demorou tanto?”, que narra suas prĂłprias vivĂȘncias neste perĂodo dentro de uma escola em Juiz de Fora. A obra pode ser adquirida na Autoria Casa de Cultura.
O livro Ă© resultado de sua pesquisa para o mestrado, e apresenta o dia a dia como um diĂĄrio do que viu e viveu em uma escola na rede municipal da cidade. Em “Professora, por que vocĂȘ demorou tanto?”, Sabrina fala sobre os personagens e a relação que, mesmo distante, era a mais prĂłxima, sendo as pessoas ligadas pelas necessidades e pelos afetos. “A pesquisa Ă© uma escritura do vivido, desse ato consciente e prudente. ResponsĂĄvel. Cumpridor e muito criterioso dos professores frente Ă escola pĂșblica em meio Ă situação de calamidade sanitĂĄria. Desta escrita etĂ©rea, que correlaciona fatos anteriores e experiĂȘncias atuais e pessoais que vĂŁo se entrelaçando, sem seguir ordem cronolĂłgica de apresentação Ă s atividades remotas, ganha forma de texto o diĂĄlogo”, afirma a autora, em nota encaminhada Ă imprensa.
E segue a nota: “Proponho percorrer cascalhos na tentativa de garimpar a poĂ©tica da resistĂȘncia e da resiliĂȘncia escolar. Esboço de vida e escrita misturam-se nas referĂȘncias, registros e memĂłrias inventadas e inventariadas nesse transcurso. Convido o leitor a habitar pelas pequenas histĂłrias e as minĂșsculas geografias que decorrem a superfĂcie dessa escola que se espacializou pelo virtual. Em suma, Ă© um chamamento para o ‘transver’, e cada capĂtulo Ă© assim nomeado”. A proposta de Sabrina em “Professora, por que vocĂȘ demorou tanto?” Ă© descortinar, ainda, o que foi feito, e como foi feito, para ampliar os contatos, de forma afetiva, e, ainda, criativa.