Show das irmãs Alessandra e Aline Crispim marca encerramento do ‘Julho das Pretas’
Apresentação acontece neste sábado (29), na Praça Antônio Carlos, durante a Feira Preta
Neste sábado (29), encerrando as atividades de celebração ao Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, as irmãs Alessandra e Aline Crispim irão realizar um show inédito às 18h na Praça Antônio Carlos. O “Julho das Pretas” é um evento organizado pelo Fórum de Coletivos e Mulheres Feministas de Juiz de Fora (Fórum 8M-JF), em parceria com outros coletivos e organizações de mulheres negras da cidade.
O show, inspirado em “Duafe”, é a celebração do talento das irmãs, mulheres pretas juiz-foranas, e simboliza o encontro do Brasil com a sua origem africana. “Nascemos do ventre da Mãe África e ao retornarmos às nossas origens um novo mundo nos é apresentado”, pontuam.
Sobre o repertório, Aline e Alessandra trarão seus trabalhos autorais atrelados a músicas de potência, imortalizadas por mulheres pretas e por artistas pretos. Alguns dos homenageados são Sandra de Sá, Dona Ivone Lara, Elza Soares, Jorge Aragão, Gilberto Gil, entre outros.
Símbolo Adinkra
Duafe é um símbolo Adinkra de origem africana que quer dizer “pente de madeira”, conforme explicam. É usado pelas mulheres para pentear e prender os cabelos. Para os povos Akans, Duafe está ligado à beleza da mulher da África, suas qualidades de amor eterno, carinho, paciência e prudência, por exemplo.
Ao tecer um olhar coletivo, este símbolo faz um convite ao cuidado com a beleza interior do ser. O pente garfo de madeira foi escolhido para representar a temática do show por ser considerado um objeto empoderador e de reafirmação das origens africanas no Brasil. Como o “Julho das Pretas” reivindica, a posição das mulheres pretas produz uma afronta ao sistema e cria uma rede capaz de reescrever a história, as colocando como protagonistas de transformação.
O show Duafe é o evento de encerramento da programação do “Julho das Pretas”, que contou com o apoio do “Edital Quilombagens” do Programa Cultural Murilo Mendes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) juntamente com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
Feira Preta
O show integra a programação da Feira Preta, que acontece das 9h às 22h no local. Conforme a organização, evento já conta com mais de 40 mulheres expositoras de artesanatos, alimentação, arte, feira de livros, vestuário, bebidas e tranças, entre outras.
A programação também conta com roda de samba com Camila Pinheiro e amigos, DJ Amanda Fie, DJ Fausto, Batuque Afro-brasileiro Nelson Silva, além de sambas enredos que fizeram história com o grupo Charmosas do Tamborim.