Saiba qual filme brasileiro serviu de inspiração para ‘A substância’
Mubi disponibilizou a pasta de referências utilizadas por Coralie Fargeat, e produção nacional consta na lista
Muito se falou das semelhanças entre o filme “A substância” e a série brasileira “A fórmula”, comédia romântica em que Drica Moraes e Luisa Arraes interpretam duas versões, mais velha e mais nova, da mesma personagem. Mas, na verdade, a produção nacional que foi uma das referências para o filme de Demi Moore é outra: o filme de terror “O animal cordial”.
A plataforma de streaming Mubi divulgou na última semana a pasta de referências utilizadas por Coralie Fargeat para compor o visual de “A substância”. São 92 páginas de um arquivo com muitas fotos de outras obras, entre algumas mais clássicas e outras mais recentes do cinema e da televisão. No arquivo, uma arte em específico chamou a atenção. Trata-se de uma imagem da atriz brasileira Luciana Paes encarando a si mesma em um espelho partido, resultando em um reflexo completamente fragmentado.
A imagem está no filme de 2017 da diretora Gabriela Amaral Almeida, e lembra um dos momentos em que Elisabeth Sparkle (Moore) se olha no espelho e sente raiva de sua imagem.
Conheça o filme ‘O animal cordial’

Em “O animal cordial”, Murilo Benício interpreta o gerente arrogante de um restaurante mediano de São Paulo. Certo dia, no fim do expediente, o estabelecimento é assaltado, e o gestor do local é feito refém, junto a três clientes, o chef de cozinha e a garçonete, personagem de Luciana. No elenco, estão ainda Irandhir Santos, Humberto Carrão, Camila Morgado e Ernani Moraes
Ao todo, “O animal cordial” recebeu seis indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2019, e rendeu prêmio de melhor ator para Murilo Benício no Festival do Rio, e de melhor atriz e melhor direção para Luciana Paes e Gabriel Amaral Almeida no Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre. Atualmente, está disponível para streaming no Globoplay.
Inspirações de ‘A substância’
O brasileiro, é claro, não é a única referência utilizada por Fargeat. Outras obras que aparecem no documento são “Nosferatu”, “Beleza americana”, “O iluminado”, “Réquiem para um sonho”, “A mosca” e outros.
O filme disputa o Oscar 2025 com “Ainda estou aqui”, e está disponível na Mubi.