Ópera ‘Uma noite no castelo’ é apresentada neste fim de semana
Espetáculo acontece no Teatro Paschoal Carlos Magno
Neste sábado (25) e domingo (26), o Teatro Paschoal Carlos Magno recebe a apresentação da ópera “Uma noite no castelo”, às 20h. A regência é do maestro Victor Casemiro. Os ingressos (que variam entre R$20 e R$40) estão disponíveis no Sympla. A classificação indicativa do espetáculo é livre.
A montagem, que estreou na abertura da 35ª edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (UFJF), trabalha com elementos cômicos na preparação dos atores-cantores e traz a cenografia e os figurinos mostrando um ambiente em declínio, simbolizado pelo castelo roto, cheio de fuligem e personagens empoeirados.
A obra é uma composição do brasileiro Henrique Alves de Mesquita (1830-1906), com base no libreto do francês Paul de Kock (1794-1871). Ambientada na França, em meados do século XIX, a ópera conta a história de um jovem conde, que esbanjava sua fortuna em Paris e raramente visitava sua aldeia natal.
Certo dia, junto de um criado, decide retornar para cumprir o último desejo de sua falecida mãe: pagar o dote do casamento de uma bela aldeã querida pela Condessa. Assim, a administradora das terras do conde e mãe de Collete, Mathurine, chega ao castelo com a filha e um sobrinho que se faz passar pelo marido dela e, surpreendentemente, conseguem enganar o nobre com a farsa, até que o mordomo descobre o segredo e o revela.
À época, a obra proporcionou grande sucesso ao seu compositor, tendo sido criada no estilo opéra-comique. Alves de Mesquita foi um cultuado artista que se transformou em um dos principais nomes da ópera, inclusive no exterior. Foi ele quem, posteriormente, cunhou o termo “Tango Brasileiro” para designar um tipo de música de teatro ligeiro. Ele é patrono da cadeira de número 16 da Academia Brasileira de Música.