O tesouro do pequeno Nicolau’, filme para todas as idades, estreia nesta quinta
O Nicolau é uma das figuras mais famosas da literatura infanto-juvenil e, nesta história, segue uma nova aventura

Em “O tesouro do pequeno Nicolau”, que estreia nesta quinta-feira (23) nos cinemas, o mundo de um menino de nove anos começa a ruir, quando o pai recebe uma promoção que pode mudar toda a sua vida. Seu pai será o novo diretor de uma empresa, e, para isso, precisa mudar-se para o sul da França, levando toda a família junto. Com o deslocamento, o garoto vai precisar ficar longe dos amigos que tanto ama, chamados por ele de Os Invencíveis. Eles, então, bolam um plano em que precisam achar um tesouro de vikings para que a família de Nicolau fique na cidade. A trama trata justamente da amizade entre eles, sendo um filme para todas as idades.
Nicolau é uma das figuras mais famosas da literatura infanto-juvenil, e nesta história segue uma nova aventura. O diretor do filme, Julien Rappeneau, escreveu o roteiro em parceria com Mathias Gavarry e baseado nas histórias de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé, criadores dos personagens desse universo. A história é o terceiro filme que coloca Nicolau como protagonista, sendo os anteriores “O pequeno Nicolau”, de 2009, e “As férias do pequeno Nicolau”, de 2014.
Foram mais de 12 milhões de pessoas ao cinema para assistir ao primeiro filme, sendo uma verdadeira febre. O novo título continua essa história e se passa em fins dos anos de 1950, mostrando uma França bem diferente da atual e apresentando um universo ingênuo pelo olhar de uma criança. O filme consegue abordar vários temas, já que as obras dos autores eram sempre formadas por pequenas histórias, e por isso há várias subtramas. Há, por exemplo, o erro ao taxar as pessoas conforme estereótipos e assim por diante.
São vários contextos que dão um panorama geral da vida de Nicolau. Para contar essa história única, o diretor afirmou que se inspirou na Pixar, pois queria uma trama que conversasse tanto com as crianças quanto com adultos. “Precisávamos de um tema que dialogasse com várias faixas etárias. Encontrar equilíbrio com os temas infantis e adultos foi nosso maior desafio”, afirma o cineasta francês em entrevistas.
Nicolau e o autor dos livros
O personagem Nicolau vem de uma série literária escrita por René Goscinny e desenhada por Jean-Jacques Sempé também na década de 50. O autor é o mesmo de Asterix & Obelix, que contam com um sucesso estrondoso por todo o mundo. A série de Nicolau, no entanto, é anterior a esta obra e tem um estilo bastante diferente. Nesta série, o foco é realmente na infância e na vida de crianças comuns.
Asterix & Obelix, por sua vez, são personagens que já tiveram suas aventuras contadas em mais de 35 quadrinhos, tendo também adaptações para o cinema. Os personagens habitavam uma aldeia em uma região que foi invadida pelo império romano, mas que os moradores conseguem resistir aos avanços devido a uma porção mágica – que nem todos, no entanto, podem tomar.