Espetáculo ‘Etnias’ celebra a diversidade cultural através da dança

Evento acontece neste sábado, às 19h30, no Teatro Solar


Por Andreza Araújo*

22/06/2024 às 07h00

Neste sábado (22), às 19h30, o Teatro Solar recebe o espetáculo “Etnias”. Promovido pelo Studio Tablado Árabe Nabak (STAN), a produção traz apresentações de danças folclóricas árabes e de dança do ventre, além de números de danças flamencas e ciganas. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do STAN ou canais de comunicação da escola.

O espetáculo, que traça a evolução das etnias ao longo dos séculos, propõe uma imersão cultural, através da dança, destacando tradições e belezas de cada uma das culturas. 

“Etnias” conta com a participação de um corpo de baile composto por cerca de 40 pessoas, incluindo alunas e professoras do Studio Tablado Árabe Nabak, além de bailarinas parceiras de Juiz de Fora – MG e Três Rios – RJ. “Para muitas delas, a expressão por meio da dança é sinônimo de superação e libertação de várias barreiras e amarras sociais. Subir ao palco significa mais que a apresentação do trabalho desenvolvido ao longo de todo o semestre, mas também a concretização de sonhos, o fortalecimento da autoestima e a celebração da própria identidade”, expressa Cintia Prado, diretora geral do Studio.

Tradição e divulgação da cultura árabe em JF e região 

Desde sua consolidação como cidade, Juiz de Fora tem a cultura árabe presente. Imigrantes Sírios e Libaneses ocuparam um importante espaço no cenário econômico e cultural do município. O STAN trabalha desde 2005, com o apoio da comunidade árabe local, na divulgação e promoção das danças árabes.

Ao longo dos anos, o Studio promoveu espetáculos em JF e região. Para além da cultura árabe, o STAN também se dedica à divulgação das culturas espanhola e cigana, tendo promovido cursos de dança.

*Estagiária sob a supervisão do editor Marcos Araújo.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.