Mostra coletiva reúne 26 imagens para celebrar o Dia Mundial da Fotografia

Galeria Irineu Lomar, no Filezinho Grill, recebe fotografias de juiz-foranos com temática livre


Por Elisabetta Mazocoli

21/08/2024 às 06h00

 

exposicao de fotografias Divulgacao4
São 14 fotógrafos apresentando suas obras na Galeria Irineu Lomar, com trabalhos de temática livre (Foto: Divulgação)

Uma mostra coletiva está reunindo 26 imagens para celebrar o Dia Mundial da Fotografia. São 14 fotógrafos apresentando suas obras na Galeria Irineu Lomar, no Filezinho Grill (Praça Menelick de Carvalho, 146), com trabalhos de temática livre.  A curadoria foi feita por Eridan Leão e Sérgio Neumann, e a exposição funciona até 15 de setembro.

Além dos curadores, que também exibem seus trabalhos, nomes como Cicéia Almeida, Humberto Nicoline, Laura Neumann, Jober Costa, Nina Mello, Julia Ciampi, Tiago Lima, Marcos Kopschitz, Paulo Soares, Ugo Soares vão ter seus trabalhos expostos. Também participam os fotógrafos Marcio Brigatto e Ricardo Malta, que receberam o Prêmio de Fotografia Wladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. As imagens vão ser exibidas em PB ou cor e emolduradas no formato máximo de 52x31cm, o que dá dimensão inédita às fotografias em exibição

De acordo com os organizadores, essa é uma forma de celebrar o Dia Mundial da Fotografia. As imagens da exposição prestam uma homenagem a todos que ajudaram a desenvolver essa arte ao longo da história, tanto no Brasil quanto internacionalmente. A galeria em que a exibição acontece promove novas exposições todo mês, com  trabalhos de artistas visuais locais, como fotografias, pinturas, desenhos e etc. A exibição dos trabalhos também possibilita a venda das peças.

História da fotografia

A Academia Francesa de Ciências anunciou em 19 de agosto de 1839 a invenção do daguerreótipo, considerado o precursor das câmeras de fotografias. Esse processo foi desenvolvido por Louis Daguerre, que durante muitos anos pesquisou sobre a captura da imagem através da luz. 

Apesar da data ser comemorada neste dia, no Brasil, essa arte também foi desenvolvida pelo francês Hercule Florence, que morou em São Paulo durante o século XIX. O desenhista, pintor e naturalista já tinha conseguido imprimir sua primeira imagem em 1833, cinco anos antes do anúncio feito pela Academia, e lhe atribuiu o nome de ‘photographie’. O feito foi considerado pontual, mas ele ainda é lembrado como um dos pioneiros da área.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.