Alunos do UniAcademia estreiam audições de radiodramas na Autoria Casa de Cultura

Projeto será apresentado nesta quarta-feira; entrada é gratuita


Por Tribuna

20/08/2024 às 20h49

Um Projeto de Extensão Web Rádio do UniAcademia quer retomar a Era de Ouro da rádio no Brasil. A iniciativa faz parte do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da instituição, e leva para o público radiodramas desenvolvidos pelos alunos. Nesta quarta-feira (21), os radiodramas serão apresentados na Casa de Cultura Autoria (Rua Batista de Oliveira 931, Granbery), às 19h, com audição dos programas e um bate-papo sobre as temáticas desenvolvidas e o formato. A entrada é gratuita.

A Web Rádio do UniAcademia funciona desde 2022 desenvolvendo materiais sonoros que compõem a programação da rádio. A partir deste ano e pela sugestão de uma aluna, os radiodramas também foram inseridos. Segundo a coordenadora dos cursos e do projeto de extensão, Gilze Bara, em nota enviada à imprensa, a iniciativa ajuda na formação dos alunos e no desenvolvimento da escrita e criatividade.

“Sou uma apaixonada pelo rádio e pelo radiodrama. Falo que queria ter vivido na ‘Era de Ouro’ do rádio e teria sido radioatriz. É algo de que gosto muito, e nossos estudantes também gostam demais”, disse.

O encontro é guiado pela coordenadora, que traz informações sobre as produções, os formatos existentes dentro dos radiodramas e futuras produções do projeto.

Além disso, conta com a presença de ex-alunos que participaram da criação das radionovelas, como os egressos do curso de Jornalismo da UniAcademia Mariana Virgílio e Gustavo Diolindo.  Ela fez a adaptação e o roteiro de “Galinha de Domingo” e Gustavo vai contar sobre o processo de adaptação e roteirização de “A Hora do Lobisomem”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.