Muriel Lorensoni, do Espírito Santo, é a nova Miss Brasil Gay

Evento aconteceu na madrugada deste domingo, em Juiz de Fora, e elegeu o mais belo transformista do país


Por Mariana Floriano

20/08/2023 às 09h27- Atualizada 20/08/2023 às 09h29

miss gay 2023 3 divulgacao
Muriel Lorensoni, representando o estado do Espírito Santo, ganhou o concurso na madrugada deste domingo (Foto: Divulgação)

Muriel Lorensoni, do Espírito Santo, é a mais nova Miss Brasil Gay de 2023. A capixaba recebeu a coroa de Leticia Valentinni, do Rio de Janeiro, eleita Miss Brasil Gay em 2022. O concurso aconteceu entre a noite de sábado (19) e a madrugada de domingo (20) no Terrazzo, em Juiz de Fora, e elegeu o mais belo transformista do país. A noite contou com desfile de trajes típicos, de gala, e a novidade de 2023, a avaliação através da oratória.

O segundo lugar ficou com a Miss Minas Gerais, Paris Novaes. Já a terceira posição ficou com Lunna Mitchell, Miss Piauí.

A grande vencedora da disputa, Muriel Lorensoni, conquistou a melhor posição na avaliação dos trajes típicos. No desfile de traje de gala, quem ficou com o melhor resultado foi a Miss Sergipe, Allessa Paes.

miss gay 2023 2 divulgacao
Leticia Valentinni, Miss Brasil Gay 2022, coroa a nova Miss Brasil Gay (Foto: Divulgação)

“Um reinado cheio de desafios”

miss gay 2023 divulgacao
Muriel, durante desfile no Miss Brasil Gay (Foto: Divulgação)

Muriel é doutora em Estudos Culturais Contemporâneos pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e afirmou que seu reinado será “cheio de desafios”. “A gente tem aí uma luta que é de todos, todas e todes. Juntos podemos sim promover grandes transformações. Desde que eu me propus a estar aqui, disputar esse título, eu sempre pensei nas construções das transformações que poderia realizar com o Miss Brasil. Então hoje, já que eu me propus, tenho um desafio enorme pela frente.”

As misses elegeram a Miss Paraná, Valentina Veiga, como a Miss Simpatia. Já o Júri Popular deu um voto para a Miss Mato Grosso, Emannuelly Belini. Pela primeira vez os critérios de avaliação também levaram em consideração a oratória. Como explicou André Pavam, coordenador nacional e diretor artístico do evento, em 2023 o regulamento passou por alterações, sendo a principal delas a valorização de uma boa oratória entre as candidatas.

“Agora, são 27 candidatas, sendo 10 semifinalistas e, destas dez, são cinco finalistas, e para elas terá a pergunta final para cada uma, para saber o conteúdo, a oratória e o que ela tem a dizer. Não basta ser a mais bonita”, afirma.

Shows e apresentações

A atração musical da noite ficou a cargo da cantora Lexa, com a turnê “Magnéticah!”. Como apresentador, este ano, Ikaro Kadoshi retornou ao evento, agora sendo também conhecido por “Caravana das Drags” e “Drag Me As Queen”. Em conjunto, a Miss Brasil Gay de 2013, Sheila Veríssimo, também apresentou o concurso.

No nível local, o Miss Brasil Gay teve a participação da drag queen Titiago. A noite também foi marcada com apresentações de ballroom, que celebra a diversidade de gênero, sexualidade e raça. A dança rememora disputas que aconteciam em 1950, sendo uma expressão cultural que tem força e que pode ser adaptada para eventos assim.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.