Mostra infantojuvenil realiza sessões de cinema ao ar livrem em Juiz de Fora e Argirita

Programação gratuita também inclui oficinas educativas


Por Mafê Braga*

19/10/2025 às 07h00

Merye Guarani Mbya Foto Breno Conde 1 site
Mostra reúne sessões de cinema com produções mineiras (Foto: Breno Conde / Divulgação)

Juiz de Fora e Argirita recebem a Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis nesta segunda (20) e terça-feira (21). A programação gratuita inclui oficinas educativas e sessões de cinema. A iniciativa é realizada pelo Instituto Mundos.

O Cine Sada, um caminhão-cinema com tela integrada, será o responsável por reproduzir as sessões de cinema ao ar livre, quando serão exibidos os curtas-metragens produzidos nas oficinas realizadas em escolas locais e filmes convidados, como “A mensagem de Jequi”, de Igor Amin. Na segunda-feira, a exibição está marcada para às 18h30, na Praça Catulino Vasconcelos, em Argirita. Na terça-feira, no mesmo horário, será na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

A obra em destaque foi criada a partir de oficinas de cinema e educação climática com crianças quilombolas da Escola Estadual Mestre Virgínia Reis, no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras (Serro-MG). A exibição apresenta, conforme os produtores, a jornada de Jequi (Kaique Santos Silva), um menino quilombola, que se transforma em uma liderança entre crianças e adultos ao defender as águas e os valores ancestrais de sua comunidade no Vale do Jequitinhonha.

As oficinas gratuitas previstas são voltadas para crianças do ensino fundamental de escolas públicas em parceria com os municípios.De acordo com a organização da mostra, a atividade irá propor uma experiência divertida, sensível e educativa sobre as mudanças climáticas e os cuidados com a natureza, o uso consciente das telas e das tecnologias, além de estimular a expressão criativa por meio do audiovisual, valorizando a cultura, o protagonismo das crianças e o vínculo delas com o território onde vivem.

“A Mostra Telas Amigáveis é um projeto com foco na construção de identidades plurais das crianças envolvidas, onde elas possam usufruir de tecnologias criativas e acessíveis, desenvolver diversas habilidades emocionais, ter a oportunidade de valorizar sua própria cultura e também preservar nossa mãe natureza através da linguagem cinematográfica. Para isso, buscamos criar uma conscientização do uso benéfico das telas, abordar como elas podem ser auxiliares em atividades educativas e de lazer de maneira saudável e que sirvam de estímulo criativo, ressignificando estes dispositivos”, relata o diretor do Instituto Mundos e idealizador da mostra, Igor Amin. 

Iniciativa plural

Jequi Kaique dos Santos Foto de Marcos Cantanhede site
Kaique Santos Silva é protagonista de filme a ser exibido na COP 30 (Foto: Marcos Cantanhede / Divulgação)

A Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis circula entre setembro e dezembro de 2025 por 17 cidades mineiras. São elas: Contagem, Serro e distritos, Santo Antônio do Itambé, Várzea da Palma, Montes Claros, Jaíba, Itamarandiba, Carbonita, Almenara, Itaobim, Santana do Araçuaí, Igarapé, Betim, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Argirita e Diamantina. A última recebe uma mostra competitiva com exibição dos curtas realizados nas cidades atingidas pelo projeto, além de oficinas educativas e um cine-concerto. Haverá ainda uma edição da Mostra Telas Amigáveis na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), prevista para ocorrer em novembro, em Belém, no Pará.

 

*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli

Serviço

Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis

Data: 20 e 21 de outubro 

Local: Argirita e Juiz de Fora

20/10 (segunda-feira) – Praça Catulino Vasconcelos, Argirita – Às 18h30
21/10 (terça-feira) – Praça Cívica da UFJF, Campus Universitário, Rua José Lourenço Kelmer, s/n, São Pedro, Juiz de Fora – Às 18h30

Evento gratuito

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.