‘Projeta cultura’ oferece oficinas na área de economia criativa em Juiz de Fora
“Elaboração de projetos culturais” e “Inteligência Artificial para elaboração de projetos culturais” são as oficinas oferecidas em Juiz de Fora
O “Projeta cultura” está oferecendo formação técnica para desenvolvimento de projetos culturais em Juiz de Fora com oficinas na área. O projeto tem o objetivo de capacitar os indivíduos que querem expandir a atuação no setor cultural e aprimorar habilidades no desenvolvimento de projetos. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente até 5 de janeiro por meio do site, e as aulas serão oferecidas entre janeiro e fevereiro de 2025. A iniciativa tem patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e realização do Instituto Vivas.
Essa ação já impulsionou a formação e capacitação em diversas cidades do interior de Minas Gerais, com oficinas voltadas para quem busca sucesso no setor cultural, possibilitando os indivíduos a fomentar a cultura dentro de suas comunidades. São oferecidas oportunidades de capacitação e criação de uma rede de profissionalização do setor cultural, promovendo desenvolvimento sustentável por meio da inovação e da economia criativa.
A primeira etapa do “Projeta cultura” ofereceu seis oficinas gratuitas nas áreas de fotografia, poesia e design, dança e audiovisual em diferentes cidades de Minas Gerais. Foram proporcionados intercâmbio de conhecimentos entre professores e alunos. No final do aprendizado, 52 participantes foram certificados e foi feito um evento para prestigiar as obras produzidas pelos alunos.
Oficinas do ‘Projeta cultura’
As oficinas oferecidas em Juiz de Fora serão “Elaboração de projetos culturais” e “Inteligência Artificial para elaboração de projetos culturais”. O projeto também prevê uma webserie educativa, que é feita complementada por material didático que aprofunda as discussões sobre a proposição de projetos para a Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
- Elaboração de projetos culturais
A oficina de “Elaboração de projetos culturais” traz técnicas para criação, planejamento e desenvolvimento de projetos culturais. Também serão abordadas as fases e despesas que eles exigem e como o proponente deve se organizar. Com carga horária de 12 horas, são ensinados temas voltados para a inscrição de projetos culturais em diferentes editais de fomento, como Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Editais Funarte, Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc.
- Inteligência Artificial para a elaboração de projetos culturais
A oficina explora as aplicações da Inteligência Artificial na elaboração de projetos culturais. Durante as 12 horas de atividades, vão ser trabalhados conceitos sobre IA e temáticas desde a geração de ideias até a forma final do projeto, passando pela estruturação, revisão e até tradução de textos. A oficina também discutirá as limitações desse tipo de ferramenta e as estratégias para criação de comandos mais eficazes.