Novo polo gastronômico em São Mateus: ‘Siga as plaquinhas vermelhas’
São Mateus Gourmet – Polo de Gastronomia e Cultura reúne estabelecimentos do bairro para valorizar o setor artístico e culinário
Que o São Mateus tem lá seu charme e um certo ar de burburinho e boemia, basta passar um tempinho em Juiz de Fora para descobrir. Mas agora o bairro passa a ter sua ampla variedade de restaurantes, bares, lanchonetes, espaços de arte e cultura e um leque diverso de estabelecimentos e fornecedores reunidos no São Mateus Gourmet – Polo Gastronômico e cultural do bairro São Mateus. A ideia é que a região se torne um referencial para juiz-foranos e visitantes nos setores que abrange. “Moro no bairro, então já tenho um carinho especial por ele. O São Mateus atingiu um ponto em que há muita diversidade de produtos, serviços e estabelecimentos de gastronomia e cultura, como outros bairros de Juiz de Fora não conseguem reunir. A ideia é realmente ser um roteiro turístico que as pessoas possam percorrer a pé, conhecendo sabores e experiências diversificadas, como acontece no Bixiga, em São Paulo, por exemplo”, diz o empresário do segmento de turismo e marketing promocional Ruy Mascarenhas, idealizador da iniciativa, com experiência na elaboração de polos semelhantes na Tijuca (Rio – RJ), Valparaíso (Petrópolis- RJ) e algumas cidades de São Paulo.
Em uma caminhada pelo bairro, já é possível ver alguns dos estabelecimentos cadastrados com a placa que carrega a identidade visual do polo.”A intenção é essa mesmo, ir caminhando, descobrindo, conhecendo e se surpreendendo: siga as plaquinhas vermelhas! (risos). O bairro ganha mais segurança e mais legitimidade para conseguir melhorias, os moradores ganham em serviços e benefícios, e, num prazo maior, a cidade ganha com toda a movimentação, de pessoas daqui e turistas”, pontua Ruy. “Outra ideia é mostrar que o São Mateus tem essa veia gastronômica e cultural pulsante – e não é de hoje. Basta nos lembramos de lugares como o Balcão, o Vitrô, o Cine Paraíso, o Café com Light e tantos outros que marcaram suas gerações”, diz Ruy.
Até o momento, já há 40 estabelecimentos participantes, abrangendo culinárias como a brasileira, portuguesa, contemporânea, italiana, japonesa, fit, vegana, orgânica, além de hamburguerias, cafeterias, delicatéssens, adegas, cervejarias artesanais, produtores locais, comida de rua e também casas de música artes plásticas, livrarias e outros espaços artístico-culturais. Segundo Ruy, a ideia é promover eventos que integrem os estabelecimentos, fortalecendo a rede e oferecendo opções diversificadas para o público. “É possível traçar várias ações, unindo forças. Uma das ideias é realizar circuitos culturais e gastronômicos, diferentemente de festivais, que normalmente têm um viés competitivo. As ações serão planejadas e custeadas conjuntamente, além de serem votadas pelos integrantes. Assim, o pedestre poderá ir à Praça Jarbas de Lery, curtir uma atração musical, por exemplo, almoçar em algum restaurante participante, ir à outra atração mais tarde, esticar numa cervejinha. Isso movimenta a cena e traz opções diversas para o consumidor.”
Além disso, a intenção também é promover capacitação da mão de obra e dos empresários credenciados. “O convite para participar do polo já foi feito mediante alguns critérios, sendo um deles, obviamente, a qualidade dos serviços e produtos. A longo prazo, a intenção é buscar cursos que proporcionem aprimoramento contínuo, e para isso vamos fazer parcerias com universidades, o sistema S ( Sebrae, Senac, Sesc e Senai) e outras instituições que promovem este tipo específico de saber”, destaca Ruy. Dando um “spoiler” da lista de credenciados, separamos alguns dos lugares que já participam do polo, para que você possa programar o rolê e ir desbravando (e/ou prestigiando) o São Mateus. Para conferir as novidades do grupo e também dados como endereços e telefones dos integrantes, é só acessar a página do São Mateus Gourmet no Facebook (facebook.com/saomateusgourmet).