Morre João Donato, mestre da bossa nova e da MPB, aos 88 anos
Velório será realizado no Theatro Municipal do Rio
Na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, morreu o músico João Donato, mestre da bossa nova e da MPB, aos 88 anos. Sua carreira foi marcada por diversos sucessos, como as canções “Minha Saudade”, “A Rã”, “Amazonas, Bananeira” e “Até Quem Sabe”, sendo conhecido também por fazer experimentações entre os gêneros musicais. Ele enfrentou recentemente uma infecção no pulmão, mas chegou a retornar para casa e afirmar nas redes sociais que estava bem. A causa da morte não foi divulgada. O velório será realizado no Theatro Municipal do Rio, em horário que será divulgado pela assessoria em breve.
Donato foi pianista, arranjador, cantor e compositor. Nascido em Rio Branco, no Acre, ele se tornou um dos principais nomes da bossa nova, tendo se mudado com a sua família para o Rio de Janeiro na década de 40. O músico fez parcerias de sucesso com João Gilberto, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes e outros, e ao longo da carreira de mais de 70 anos, expandiu os limites da MPB e buscou misturar diversos gêneros musicais, como jazz, samba e outros ritmos latinos e caribenhos.
Sua primeira gravação foi feita em 1949, aos 15 anos, tocando acordeom no disco de estreia de Altamiro Carrilho. Desde então, lançou diversos álbuns e foi reconhecido em 2010 com um Grammy Latino, na categoria de melhor álbum de Jazz, por”Sambolero”, e em 2018 pelo Prêmio da Música Brasileira.Seu último álbum foi lançado em 2022, o “Serotonina”, que foi um trabalho solo com canções inéditas.