Ex-gordinho com humor renovado

Hassum lança um olhar curioso sobre as pequenas coisas da vida (Divulgação)
Depois de perder 35kg, Leandro Hassum andou incrementando seu repertório de piadas. A performance do ex-gordinho pode ser conferida neste sábado, às 19h, no Independência Trade Hotel, na apresentação de “Lente de aumento”. Pela primeira vez nos palcos no ano de 2008, o stand-up comedy continua sendo visto ao longo desses quase sete anos e chega a Juiz de Fora com sabor de novo. “Hoje o ‘Lente’ é um espetáculo completamente diferente de quando estreou e vem mudando sempre, principalmente depois da minha cirurgia. Então quem já viu pode ir de novo”, garante o ator, atualmente no ar como o Genésio do seriado global “Chapa quente.”
Mas como manter o fôlego de uma montagem após tanto tempo de pé? “Lente de aumento” vem arrebanhando aplausos de público e crítica. “Tenho liberdade de colocar novas histórias e situações, além de improvisar muito com a plateia. Adoro conversar com o espectador, brincar com ele, e esse retorno acaba transformando cada sessão num espetáculo único. Por isso várias pessoas voltam mais de uma vez”, responde o ator, que é perito em arrancar gargalhadas.
O comediante lança um olhar curioso sobre as pequenas coisas da vida que estão a nossa volta e que nunca tivemos oportunidade ou paciência para analisar. Para fazer rir, o essencial: um microfone na mão. “A ideia é colocar um olhar detalhado nas situações engraçadas do cotidiano, que muitas vezes passam despercebidas pelas pessoas. E também contar as histórias divertidas que aconteceram e ainda acontecem comigo.”
Dizem por aí que a interação com o espectador é o ponto alto da apresentação. “Já aviso que brinco com todos da primeira fila. Quem comprar lugar ali vai participar”, alerta ele, que consagrou-se nos palcos ao lado de Marcius Melhem em “Nós na fita” e no infantil “Nós no tempo”. Essa última produção foi vencedora do prêmio Zilka Sallaberry de Teatro infantil. Foi com o companheiro de longa data que ele emplacou três temporadas de “Cara de pau”, na Globo.
Humor em várias frentes
Foi difícil falar com Hassum, sempre comprometido com os horários de gravação. A solução foi conversar por e-mail. Além de fazer teatro, cinema e TV, Hassum se aventura no mundo virtual. É na internet que ele faz a dublagem do game “Allods Online”. Também é dele a voz do hamster Rhino, do desenho “Bolt – O supercão”, a do adorável Gru, da animação “Meu malvado favorito”, e a do Peru Jake, de “Bons de bico.”
Não por acaso Hassum está ao lado de Ingrid Guimarães, um dos principais nomes das comédias brasileiras, em “Chapa quente.” O humorista carrega hoje o mérito de ter arrastado mais de três milhões de espectadores para o cinema em 2012, com o filme “Até que a sorte nos separe”, uma das maiores bilheterias do ano. Como resultado, a continuação da franquia veio logo em seguida, em 2013. Também é dele “Político honesto”, de 2014. “Não acho que tenha descoberto a fórmula de agradar o público, até porque cada público é diferente. O que eu faço é filme que a família pode ver e se divertir. A minha intenção é que todos saiam felizes do cinema. Quero divertir e entreter quem prestigia o cinema nacional”, afirma esse niteroiense lançado nas artes da interpretação aos 16 anos.
Atuando em tantas frentes, chega a ser desafiador manter-se na linha de frente do humor sem se repetir. “São formatos completamente diferentes, mas a intenção é sempre a mesma: tirar um sorriso do público. E para isso basta que a piada ou a situação seja engraçada. Não tenho medo de me repetir, até porque cada veículo tem as suas particularidades e limitações, e eles acabam se completando. Então o que eu faço no teatro não repito na TV e nem no cinema. É sempre o mesmo Leandro, dando voz a diferentes personagens.”
LENTE DE AUMENTO
Sábado, 18, às 19h
Independência Trade Hotel
(Av. Presidente Itamar Franco 3.800 – Cascatinha)