Inscrições abertas para a primeira edição de 2025 da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

Gestores culturais de todo estado podem inscrever até a próxima sexta os equipamentos culturais


Por Tribuna

17/01/2025 às 13h42

museus NMMB
(Foto: Leo Bicalho/ Secult)

As inscrições para a nona edição – e a primeira de 2025 – da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas (NMMB) estão abertas até a próxima sexta-feira (24). A NMMB será realizada entre 18h e 22h do dia 13 de fevereiro. Gestores culturais podem cadastrar seus equipamentos na programação, por meio de formulário on-line, exclusivo para inscrições de atividades por responsáveis e os supracitados gestores. 

Sendo um conjunto de eventos realizados em diversos municípios de Minas Gerais, a NMMB tem como objetivo ampliar, até 22h, o horário de funcionamento de museus e bibliotecas uma vez a cada dois meses. Esses espaços oferecem ao público uma programação cultural gratuita e diversificada durante o período noturno, que pode incluir saraus literários, exposições, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atividades.

O projeto tem como intuito valorizar os museus e bibliotecas como espaços de conhecimento, memória e identidade, promovendo o engajamento da comunidade e a ampliação do acesso à cultura de forma inclusiva e democrática. Valorizando, por meio dessas ações, a importância desses equipamentos culturais na vida das pessoas e no fortalecimento da herança cultural mineira.

Outro objetivo da NMMB é trazer visibilidade para os museus e bibliotecas locais, gerando engajamento comunitário, promoção do turismo cultural e fortalecimento das identidades locais. A depender da atividade a ser realizada, ela pode ser apresentada na Declaração de Acervos Culturais como democratização do acesso.

Sobre a iniciativa nos museus e bibliotecas

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma ação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), realizada por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, contando com o apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.