Maria Claudia Bonadio lança livro ‘Pílulas de História da moda’ nesta terça

Coletânea reúne imagens e textos dos trabalhos do grupo de pesquisas História e Cultura de Moda, com a preocupação de uma comunicação acessível


Por Andreza Araújo

16/06/2024 às 06h00- Atualizada 16/06/2024 às 07h50

Doutora em História pela Unicamp e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria Claudia Bonadio lança, nesta terça (18), seu livro “Pílulas de História da moda”. O evento será realizado às 19h, na Planet Café e Cultura, localizado na Rua Morais e Castro, 218. A obra reúne textos resultantes de pesquisas científicas com a preocupação de uma comunicação acessível para todos. Os interessados podem adquirir o livro por meio deste link.

capa livro divulgacao
A obra reúne textos resultantes de pesquisas científicas com a preocupação de uma comunicação acessível para todos (Foto: Divulgação)

Desde a década de 2000, o interesse pelo campo da moda teve um aumento, fazendo com que as publicações e pesquisas sobre o tema também apresentassem esse crescimento. No entanto, a forma como o conteúdo chegava ao público geral e aos acadêmicos apresentava uma diferença. “De um lado havia linguagem acessível, mas faltava profundidade e de outro, informações de grande valor inacessíveis aos leitores leigos”, afirma Elisabeth Murilho, professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O projeto, idealizado em 2020 por Maria Claudia, durante a pandemia de Covid-19, agrupou imagens e textos dos trabalhos do grupo de pesquisas História e Cultura de Moda, elaborando o perfil no @historiadamoda.ufjf no instagram. Com uma grande repercussão, o perfil conseguiu atingir pesquisadores de outras regiões do Brasil e do exterior.

Diante do resultado obtido e para que o conhecimento gerado não se perdesse no mundo virtual, Bonadio, organizadora da obra, viu a necessidade de reunir os textos, em um livro. A coletânea, composta por autores do Brasil e do exterior, com sua maior parte sendo de Juiz de Fora e região, pretende satisfazer curiosidades de forma aprofundada, além de apresentar ampla oferta de temas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.