Exposição no Forum da Cultura expõe figurinos de carnaval
Mostra segue até o dia 3 de março, com visitação de segunda a sexta
Para quem é aficionado por carnaval e ainda está no clima da folia, a nova mostra de fantasias, adereços e bonecos, “No balancê”, no Forum da Cultura, é uma boa pedida. A exposição segue em exibição até 3 de março e tem entrada gratuita, com visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h (exceto entre os dias 12 e 16), no Museu de Cultura Popular.
Demonstrando a riqueza artística que nasce das comemorações populares, a exposição traz diferentes períodos e culturas carnavalescas que se encontram em um verdadeiro desfile. Ao todo, são mais de 39 itens, originários do Rio de Janeiro, de Juiz de Fora e, também, de Veneza, na Itália. Cada peça possui a capacidade de fazer os visitantes viajarem no tempo, mostrando a singular atmosfera da maior festividade do país.
Como destaque, encontram-se as miniaturas de bonecos vestidos com fantasias que marcaram – e ainda marcam – os carnavais. Feitos com diferentes materiais, por artesãos nacionais, os itens chamam atenção pela vivacidade das cores e pelas formas extravagantes.
Origem das fantasias
O hábito de usar fantasia chegou ao Brasil no século XX, através dos bailes de fantasia e máscaras, vindos da cultura italiana. Esse costume se tornou uma tradição que garante a leveza e o tom de brincadeira do carnaval. Personagens, até então de mundos diferentes, como fadas, super-heróis, seres mitológicos e bruxas se encontram em uma mistura criativa, que envolve todos os amantes da festividade.
Uma viagem pelo Carnaval da Itália
Na mostra, é possível encontrar representação de alguns personagens como o Pierrô e o Arlequim, popularizados pela Commedia dell’Arte italiana e eternizados por meio de marchinhas que cantam sobre sua história. Criados para satirizar os costumes sociais da época (XVI), os personagens conquistaram o público e passaram a fazer parte das fantasias mais requisitadas para as comemorações. Os figurinos fazem parte do acervo do Grupo Divulgação.
Marcando presença na exposição, a Itália, com seus traços refinados, brilhos, lantejoulas e penas, desperta fascínio e curiosidade. O carnaval de Veneza é um dos mais antigos do mundo, com sua primeira menção na história datada de 1094. As máscaras, por sua vez, chegaram no século XVII, para possibilitar anonimidade e liberdade para o festejo.
No Balancê
A exposição “No balancê” tem o objetivo de resgatar a história do Carnaval brasileiro e de outras partes do mundo, permitindo, às novas gerações, o contato com as raízes dessa cultura e, às gerações passadas, a possibilidade de relembrar tempos tão preciosos. A mostra fica no Museu de Cultura Popular, instalado no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Rua Santo Antônio, 1112, Centro, em Juiz de Fora.