Cidinha Santiago oferece oficina de culinária em Sarandira
Oficina gratuita é voltada à prática culinária e ao debate sobre produção e consumo de alimentos
Neste sábado (16), a culinarista mineira Cidinha Santiago ministra a oficina gastronômica “Culinária socioambiental e o bem que ela me faz” na Associação Carabina Cultural, de Sarandira, em Juiz de Fora. O encontro faz parte da programação da Festa da Igreja Nossa Senhora do Livramento, realizada em homenagem à padroeira do distrito. São oferecidas 20 vagas gratuitas para interessados em praticar a culinária e debater as formas de produção e consumo de alimentos.
Buscando conectar alimentação, sustentabilidade e impacto social, a oficina tem duração de seis horas e disponibiliza aos participantes uma cartilha para estimular hábitos conscientes no dia a dia. A atividade conta com intérprete de Libras para garantir acessibilidade e inclusão.
Valorização dos sabores locais e da comunidade
No seu trabalho de mais de 50 anos dedicados à gastronomia, Cidinha, mulher negra e mãe, busca valorizar ingredientes locais, reduzir o desperdício e cultivar hábitos que beneficiam o planeta e a comunidade. “A expectativa do projeto é que as pessoas valorizem a culinária pelos benefícios que proporciona, compreendam a importância de plantar, colher e consumir alimentos mais saudáveis, e que eu possa contribuir com minha vivência e experiência de 62 anos na cozinha para ajudá-las.”

Cidinha também dedicou três décadas à televisão, participando do programa “Cozinha Maravilhosa de Ofélia” (Band TV) entre 1990 e 1998, além de oferecer consultorias, palestras e publicar o livro Receitas de Comidas Típicas, em 1985.
Sua oficina é viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc, que ganhará uma segunda edição, prevista para novembro, desta vez em sua cidade natal, Belmiro Braga.