Primeiro Plano divulga lista dos vencedores da 20ª edição

Evento foi realizado de forma híbrida com premiações de júri e voto popular; organizadores do festival planejam manter o formato na edição de 2022


Por Tribuna

13/12/2021 às 10h31

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades divulgou, no último sábado (11), os vencedores da  20ª edição. Entre os ganhadores, o curta “Portugal Pequeno”, de Victor Quintanilha, foi o escolhido pelos jurados como melhor filme, além de ter levado os prêmios de Melhor Concepção Fotográfica, e Melhor Interpretação, pela atuação de João Vitor Nascimento.

O curta “Meu Arado, Firmino”, de Marina Polidoro, venceu o Prêmio Incentivo Primeiro Plano, direcionado a estudantes da Zona da Mata de Minas Gerais. Além do incentivo financeiro, Marina também irá receber apoio técnico para produzir um novo curta, que será exibido na abertura do Primeiro Plano 2022. 

Neste ano, o evento foi realizado de forma híbrida, em razão da pandemia de Covid-19, com a maioria das produções exibidas on-line, porém algumas estreias de longas foram exibidas presencialmente nas telas do Cinemais Alameda.

De acordo com a organização do evento, as sessões contaram com um público satisfatório, no entanto, as salas de exibição não atingiram a capacidade máxima, como nas outras edições presenciais, em virtude da pandemia. Já as exibições on-line, que foram realizadas por meio da plataforma InnSaei.tv, alcançaram um público maior. No total, durante os cinco dias de festival, foram contabilizados mais de 3,8 mil visualizações pelo stream.

“O saldo do festival foi muito bom, nós tivemos um número bem legal de visualizações pela internet e o formato presencial também foi bem legal. Nós tivemos um público pequeno no presencial, em torno de 20 a 30 pessoas, porém foi um público que era esperado, mas foi muito bom para inaugurar a nossa volta às salas de cinema, que é o formato que vamos tentar realizar no ano que vem também com a nossa programação normal”, afirma Marília Lima, diretora de comunicação do Primeiro Plano.

Em 2022, o festival poderá permanecer no formato híbrido, promovendo oficinas, cursos e exibições, que serão avaliados futuramente. “Nós pensamos em manter algumas coisas do formato on-line  no festival, porque também foi bem importante conseguir alcançar públicos que não conseguimos alcançar antes com o presencial. O on-line traz essa vantagem de chegarmos em lugares que antes não chegaríamos”, diz a diretora.

Sobre o Festival

O festival Primeiro Plano é uma iniciativa do Luzes da Cidade, grupo de cinéfilos e produtores culturais de Juiz de Fora. A 20ª edição contou com um grande número de filmes inscritos nas mostras competitivas, maior do que o esperado pela organização. O bom número de inscritos possibilitou que o evento realizasse uma curadoria apresentando nas mostras competitivas um pouco do cinema brasileiro, das Mercocidades e também do cinema de Juiz de Fora e da região da Zona da Mata.

“Nós ficamos satisfeitos com isso, porque imaginamos que talvez não tivessem tantas produções por causa da pandemia. Além disso, o nosso festival recebe muitos filmes de universidades e, com a maioria das instituições em formato híbrido – o que dificulta a realização da produção audiovisual – achamos que íamos receber menos filmes”, comenta Marília. 

Conheça todos os premiados do Primeiro Plano 2021

 Mostra Competitiva Mercocidades

  •       Melhor Filme: Portugal pequeno, de Victor Quintanilha
  •       Melhor Direção: Mariah Teixeira e Nanda Félix, por Rafaméia
  •       Melhor Roteiro: Nanda Félix, por Rafaméia
  •       Melhor Concepção Fotográfica: Daniel Venosa, por Portugal Pequeno
  •       Melhor Concepção Sonora: Carlinhos Borges e Diego Santana , por Nimbus
  •       Melhor Montagem: André Berzagui e Arthur Amaral, por Construção
  •       Melhor Direção de Arte: Carlota Machado Atilano, por Inês
  •       Melhor Trilha Musical: Te guardo no bolso da saudade
  •       Melhor Interpretação: João Vitor Nascimento, por Portugal Pequeno, e Carlos Cubério, por Papinha de goiaba

Melhor Primeiro Plano

Construção, de Leonardo da Rosa

Menção Honrosa como Melhor Documentário

Esmalte vermelho sangue, de Gabriela Altaf

Júri Jovem

Jamary, de Begê Muniz

Voto do Público

[O vazio que atravessa], de Fernando Moreira

Mostra Competitiva Regional

  •   Incentivo Primeiro Plano: Que Meu Arado, Feminino, de Marina Polidoro

Prêmio Luzes da Cidade

Percebo, de Isabela Heluey

Prêmio José Sette

Bolha, de Gabriel Kern

Voto do Público

O monstro do rio Paraibuna, de Leonardo Amorim e Felipe Fontenelle

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.