Mostra cultural no Moinho apresenta Juiz de Fora em traços e formas
Exposição resgata elementos importantes para a história da cidade a partir de obras dos artistas plásticos Yure Mendes e Wesley Rocher Monteiro

Em comemoração aos 173 anos de Juiz de Fora, o Moinho recebe a mostra “Juiz de Fora em traços e formas” com obras que retratam a história e a cultura da cidade mineira a partir de elementos que foram importantes para a sua fundação e construção da identidade. As peças foram produzidas pelos artistas plásticos Yure Mendes e Wesley Rocher Monteiro. A exposição fica disponível até 30 de junho e a visitação é gratuita.
Os artistas misturam pensamentos, formas e percepções sobre a história do município, apresentando dois olhares com diferentes propostas artísticas na intenção de celebrar o legado da cidade onde vivem. Wesley usa da pintura e do desenho para criar seus trabalhos, enquanto Yure faz sua arte em esculturas em ferro.
As obras refletem sobre momentos e lugares que marcaram os rumos de Juiz de Fora, como a história do povo indígena Puri, a primeira partida de futebol, o legado imperial, o painel de Portinari, além de personalidades que trabalharam na construção da cidade, como Alfredo Ferreira Lage e Itamar Franco. Além disso, os artistas realizaram um trabalho de resgatar do apagamento histórico personalidades negras da cidade, tendo como princípio de ser sempre um tema para dois olhares.
“A mostra exalta as características diversas da história e cultura de Juiz de Fora de forma abrangente, desde sua fundação até os tempos atuais, passeando por personagens culturais e pioneiros, a vocação artística, arquitetura, curiosidades e pessoas que trabalharam para a construção de Juiz de Fora”, destaca o instituto. A visitação pode ser realizada, das 9h às 21h, no Centro Comercial Moinho, que fica localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, número 900, Zona Norte de Juiz de Fora.