Tudo pronto para a Festa Alemã no Borboleta

Entre 13 e 23 de setembro, Associação Alemã promove a tradicional Deutsches Fest, celebrando gastronomia e cultura germânicas em diversas atrações


Por Júlia Pessôa

12/09/2018 às 20h11

Tradicionalmente, setembro é o mês em que os juiz-foranos já aguardam a celebração da cultura alemã, com dança, gastronomia, trajes típicos, competições, expositores variados e, claro, cerveja. Sediada no Borboleta, bairro fundado por colonos germânicos na cidade, a Festa Alemã (depois de ser adiada em função de pendências com o Corpo de Bombeiros, já resolvidas) será realizada entre os dias 13 e 23 de setembro, por iniciativa da Associação Alemã de Juiz de Fora.

Neste ano, o evento terá algumas novidades, com destaque para o lançamento da pedra fundamental do pórtico de entrada do bairro, fazendo menção à colonização alemã, e a entrega da primeira edição da Medalha do Imigrante Germânico. Para o presidente da associação e coordenador do evento Salcio Del Duca, ambas são muito representativas para a preservação e resgate da cultura alemã. “A medalha é um reconhecimento das pessoas e instituições que vêm se dedicando à causa por amor a suas raízes, voluntariamente. E o pórtico vem de um projeto antigo da comunidade, que contribui para o reconhecimento do Borboleta como o bairro alemão de Juiz de Fora, marcando-o na rota germânica mineira. Hoje temos a associação, restaurantes, bares, algumas poucas casas preservadas no estilo arquitetônico dos imigrantes, aulas de alemão, tudo no bairro, mas não fica evidente. O pórtico vem demarcar isso de uma maneira muito clara, possivelmente inserindo o Borboleta até num contexto turístico”, aposta Salcio.

festa alema grupo Schmetterling
Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling comemora 28 anos com apresentação de oito categorias (Fotos: Leonardo Costa)

Realizado de forma ininterrupta há 24 anos, o festejo completa 49 anos em 2018 (pois teve a primeira versão em 1969 e depois ocorreu em anos isolados até 1995). A edição marca ainda o ano em que os descendentes de imigrantes alemães da cidade também celebram 160 anos da imigração de seus ancestrais para Juiz de Fora, 25 anos da associação e 28 anos do Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling. “Estas datas servem para comemorarmos, brindarmos todo este trabalho, tão representativo não só para os descendentes de alemães, que são mais de 50 mil em Juiz de Fora, mas também para a cidade. E também uma forma de demarcarmos a contribuição indelével da comunidade alemã no desenvolvimento da cidade, em vários sentidos, econômico, cultural, gastronômico… e que hoje se manifesta muito claramente no turismo, vocação atual de Juiz de Fora, com a Festa Alemã. No ano passado, recebemos turistas de 67 municípios, de seis estados. Todas estas datas são marcos disso”, comenta Salcio.

festa alemã
Festa é regada a chope e cerveja artesanal  e … 

Cervejarias locais e comidas típicas

Uma das grandes atrações da festa é a participação de cervejarias artesanais da cidade, que se transformou no maior polo cervejeiro da região. Neste ano, entram a Antuérpia, cervejaria oficial do evento, Barbante, Brauhaus, Grizas, Mr. Tugas, São Bartolomeu, Fathach, Arena Breja, Gaviloli, Nork, Wäls e Spartacus. Todas estarão reunidas, com cervejas variadas, em um cantinho especial destinado a elas, o Biergarten. O espaço em que a Deutsches Fest será realizado, na Rua José Lourenço (Schuchter) – principal caminho utilizado pelos imigrantes alemães residentes na Colônia de Cima, atual Bairro São Pedro, e também da Colônia do Meio, atual Borboleta -, foi ampliado, para abrigar mais mini restaurantes que operam durante a festa, 12 no total desta edição.

No menu, iguarias tradicionais como joelho de porco (eisbein), salsichão (wurt), carré defumado (kasseler), pão alemão, chucrute, currywurst (salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry) e muitas outras delícias, incluindo conservas artesanais que poderão ser adquiridas em barraquinhas de expositores. Tortas e doces variados, inspirados em ingredientes tradicionais na culinária alemã, como frutas e chocolate, também fazem parte do leque de opções gastronômicas.

comida
… e comidas típicas

Programação cultural variada

Para dar o tom musical da festa, todos os dias a banda típica Alemão Cascudo criará a atmosfera germânica, bem como o quarteto Heimatland do Borboleta. Ao longo da festa, também haverá participação de músicos convidados. As tradicionalíssimas apresentações de dança terão a participação dos grupos convidados Blumenberg, Bauerngruppe, Bergstadt e Mosel (Petrópolis – RJ); e do Bergfreunde (Campinhos de Domingos Martins – ES). Entre as performances de dança, também haverá apresentação do Grupo Folclórico Macauã, representando o folclore brasileiro, além da participação especial dos alunos da Escola Municipal Elpidio Correa Faria, do Bairro Borboleta. Estrela da festa, o Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling marca presença em oito categorias, com dançarinos de várias idades, de crianças a idosos, e de várias vertentes da dança germânica folclórica.

Como já é esperado, a festa também terá seus divertidos e disputados concursos: o de tomadores de chope em metro, o de comedores de salsichão, chapéu mais enfeitado, arco mais bonito e olimpíadas folclóricas. Outro destaque cultural é o lançamento de “As cervejarias de imigrantes alemães e teuto-brasileiros em Juiz de Fora: Pioneirismo da produção cervejeira em Minas Gerais”, de Jakeline Lisboa e Salcio Del Duca.

Festa Alemã
De 13 a 23 de setembro, a partir das 18h (durante a semana) e a partir das 10h (nos finais de semana), na Rua José Lourenço, Bairro Borboleta. Programação completa em www.facebook.com/deutschesfestjf

 

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.