Forum da Cultura exibe mostra com representações da Paixão de Cristo

Exposição segue aberta até o dia 28 de março, com visitas gratuitas, de segunda a sexta, das 10h às 19h


Por Tribuna

12/03/2024 às 07h00

Jesus a caminho do calvario Gesso policromado Juiz de Fora MG DIVULGACAO
Inspirados pelos ritos e simbolismos das celebrações religiosas, os artistas expressam suas conexões com o divino e criam obras de arte (Foto: Divulgação)

Aproveitando a Quaresma,  período marcante no calendário de religiões cristãs, o Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura da UFJF apresenta a mostra “Passos da Paixão”, que reflete sobre a figura de Jesus Cristos e o fascínio exercido sob a humanidade. Com entrada gratuita, as visitas são de segunda a sexta, das 10h às 19h, seguindo até o dia 28 de março.

A exposição reúne mais de 10 obras que representam cenas que ocorreram antes, durante e após a crucificação de Jesus Cristo, entre elas: o Horto, a Prisão, a Flagelação/Coroação de Espinhos, o Calvário, a Crucificação e Maria com o Filho nos braços. Criadas por diferentes artesãos, as peças vêm de diferentes regiões do mundo, como Brasil, Itália e Portugal.

Cruzeiro Madeira e garrafa Caruaru PE DIVULGACAO
Feita de madeira e vidro transparente, a peça “Cruzeiro na garrafa” é uma das preciosidades que os visitantes poderão conferir na exposição. (Foto: Divulgação)

Inspirados pelos ritos e simbolismos das celebrações religiosas, os artistas expressam suas conexões com o divino e criam obras de arte. A peça “Cruzeiro na garrafa” é uma das preciosidades que os visitantes poderão conferir na exposição. Feita de madeira e vidro transparente, ela traz, em seu interior, a cruz, a escada para a descida de Cristo, a lança da paixão com a qual Ele foi perfurado, o martelo utilizado para colocação dos cravos, e a torquês, usada para retirar os cravos de Jesus.

Outros itens da mostra também merecem destaque, como a estatuária “Jesus nas Oliveiras”, que simboliza o momento em que Cristo teme a morte e pede que o Pai o afaste do cálice que contém o fel que deverá ser bebido; e a obra “Jesus a caminho do calvário”, apresentando a Via-Sacra feita por Cristo até o ato da crucificação.

A mostra, além de relembrar a  quaresma, propõe, reflexões em torno do sofrimento de um ser que pregava o amor e a igualdade entre as pessoas. Em sua maioria, as peças, que integram o acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF, foram criadas utilizando-se de materiais como madeira, gesso, cerâmica e vidro.

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.