Evento celebra Dia Nacional da Cachaça em Juiz de Fora; confira a programação

Palestras, oficinas e feira destacam a tradição e a inovação da cachaça mineira


Por Mariana Souza*

10/09/2025 às 07h00

WhatsApp Image 2025 09 09 at 15.49.33
(Foto: Divulgação)

O aroma da madeira dos barris, o brilho dourado da bebida no copo e a tradição que atravessa gerações marcam presença na celebração do Dia Nacional da Cachaça em Juiz de Fora. Oficialmente comemorado em 13 de setembro, a data terá sua programação iniciada já nesta quarta-feira (10), com a realização da terceira edição da Semana da Cachaça, no Campus Academia – UniAcademia (Rua Halfeld, 1.179). O evento propõe não apenas um brinde à iguaria mineira, mas também a valorização de sua força cultural e econômica para a região.

Serão três dias de atividades reunindo produtores, pesquisadores, especialistas e apreciadores. Na programação estão agendadas palestras, debates e experiências que irão abordar a história da cachaça, suas características, possibilidades de harmonização e seu papel na cultura e nos negócios locais, destacando a relevância da Zona da Mata.

Para o chef, professor e coordenador do curso de Gastronomia da UniAcademia, João Simoncini, a proposta do evento também passa pela necessidade de repensar o espaço da bebida no mercado. Ele explica que as discussões vão além do copo: “ela traz inovações no envelhecimento e na expansão do consumo”, pontua. “O que isso gera para o turismo, para a geração de empregos, para os benefícios da região e, principalmente, para Minas Gerais?”

Entre os nomes confirmados nos dias de evento estão o engenheiro Arnaldo Ribeiro, referência com mais de 30 anos de experiência no setor; o bartender e sommelier de cachaça, tricampeão da Monin Cup e campeão nacional em 2024, Bebeto Coelho; o chef especialista em carnes e charcutaria, Fagner Rodrigues; e o engenheiro agrônomo responsável técnico por diversas fábricas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, Estevão Castro.

A abertura oficial será na quarta-feira, às 19h, no Teatro Academia, com a palestra “Cachaça: inovações no envelhecimento e expansão do consumo”, que contará com a participação dos quatro convidados. Na quinta-feira (11), das 9h às 21h, o público poderá conferir a Nossa Feira, no salão de convenções do núcleo artístico, com pequenos produtores locais oferecendo hortaliças, laticínios, pães, doces e outros alimentos frescos. Uma vitrine que fortalece a economia regional e valoriza o consumo consciente, conforme a organização.

Inscrições

As inscrições estão abertas pelo site da instituição.  As oficinas gastronômicas já estão com vagas esgotadas, mas a palestra de abertura e a feira permanecem abertas ao público.

*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli

Confira a programação completa:

Quarta-feira (10)


Palestra de Abertura: “Cachaça: inovações no envelhecimento e expansão do consumo” com Arnaldo Ribeiro , Bebeto Coelho , Fagner Rodrigues  e Estevão Castro.
Horário: 19h às 22h
Local: Teatro Academia

Quinta-feira (11)

Nossa Feira – venda de hortaliças, laticínios, pães, doces e outros produtos
Horário: 9h às 21h
Local: Salão de Convenções – Prédio do Núcleo Artístico | Campus Academia

Oficinas

  • 8h às 11h: “Minas por Minas” com o Chef Fagner Rodrigues 
  • 14h às 17h: “A versatilidade da cachaça na coquetelaria” com o Bartender e Sommelier Bebeto Coelho
  • 19h às 22h: “Minas por Minas” com o Chef Fagner Rodrigues 

Sexta-feira (12)

Oficinas

  • 10h às 12h: “Elaboração de blends de cachaça” com Estevão de Souza Castro
  • 13h às 15h: “Degustação e avaliação sensorial de cachaças” (Turma 1) com Estevão de Souza Castro
  • 15h às 17h: “Degustação e Avaliação sensorial de cachaças” (Turma 2) com Estevão de Souza Castro

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.